Horário | (Texto com redação final.) |
---|---|
13:15
|
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Havendo número regimental, declaro aberta a presente reunião, que foi convocada pela Presidente da Comissão do Esporte, nos termos regimentais, para a eleição do 1º e 3º Vice-Presidentes.
A eleição para os cargos da Mesa desta Comissão far-se-á pelo sistema eletrônico de votação, em escrutínio secreto, exigida a maioria absoluta de votos em primeiro escrutínio e a maioria simples em segundo escrutínio, tendo votado a maioria absoluta dos membros deste colegiado, conforme dispõe o art. 7º do Regimento Interno.
Esta Presidência informa que recebeu as seguintes indicações, em face do acordo firmado entre as Lideranças partidárias, e que considera registradas as respectivas candidaturas que serão submetidas a voto: para 1º Vice-Presidente, Deputado Danrlei de Deus Hinterholz, pelo PSD do Rio Grande do Sul, e para 3º Vice-Presidente, Deputado Mauricio do Vôlei, pelo PL de Minas Gerais.
A 2ª Vice-Presidência nós vamos eleger em outra oportunidade, porque o Líder Isnaldo Bulhões Jr. encontra-se no Japão, e o MDB tem que decidir quem é o seu membro.
Na urna eletrônica, constarão as seguintes opções de voto: chapa única dos candidatos e voto em branco em relação a qualquer dos cargos.
Antes de dar início ao processo de eleição, peço a atenção dos Srs. Parlamentares para esclarecimentos importantes sobre o processo de votação eletrônica.
Ao iniciar a votação, os Srs. Deputados titulares e suplentes da Comissão deverão dirigir-se às cabines de votação, localizadas no fundo do plenário, para registrarem seu voto. O acesso à cabine será organizado em filas.
O Deputado deverá digitar o código de três dígitos da sua carteira parlamentar no teclado do monitor da urna. Em seguida, deverá posicionar sua digital no leitor biométrico que se encontra ao lado do monitor.
Nesse momento, aparecerão as opções de voto. Toque na opção desejada. Se precisar corrigir, toque na opção "corrige", e o sistema retornará à tela anterior. Certifique-se do seu voto e clique na opção "confirma". Uma vez confirmado, o voto não poderá ser alterado. Aguarde o aviso sonoro e a mensagem "fim do voto" para assegurar que seu voto será registrado com sucesso.
Informo que prevalecerá, durante o processo de votação, a composição da Comissão existente no momento da migração dos dados para o gerenciador da urna eletrônica.
Esclareço que o Parlamentar que registrar seu voto na urna eletrônica sem ter registrado sua presença terá sua presença atribuída de forma automática pelo sistema.
Lembro que serão eleitos os Srs. Vice-Presidentes que alcançarem, em primeiro escrutínio, a maioria absoluta dos votos e, em segundo, a maioria simples, tendo votado a maioria absoluta dos membros em ambos os casos.
(Pausa prolongada.)
|
13:19
|
(Intervenção ininteligível fora do microfone.)
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Não, técnico é ele. (Riso.)
O SR. CÉLIO SILVEIRA (Bloco/MDB - GO) - Presidenta Laura...
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Está com a palavra, Deputado Célio Silveira.
O SR. CÉLIO SILVEIRA (Bloco/MDB - GO) - Aproveito a oportunidade para parabenizá-la pela condução desta importante Comissão. Sei que V.Exa. vai fazer um grande trabalho. Quero que conte comigo toda vez em que precisar. Esta é a terceira vez em que faço parte desta Comissão. Tenho certeza de que V.Exa. vai brilhar muito, como brilha nesta Casa em tudo de que faz parte. Parabéns.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Obrigada, Deputado Célio. Com certeza, vou receber aula de V.Exa.
|
13:23
|
(Pausa prolongada.)
|
13:27
|
(Pausa prolongada.)
|
13:31
|
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Todos os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas presentes votaram?
(Pausa.)
(Pausa prolongada.)
|
13:35
|
Enquanto os nossos Vice-Presidentes vêm à mesa, comunico que não teremos, como eu tinha afirmado na reunião passada, a reunião sobre as emendas, a votação das atas, devido à ausência do Presidente da Casa e de vários Líderes. Essa matéria foi adiada para a próxima semana.
O SR. DANRLEI DE DEUS HINTERHOLZ (Bloco/PSD - RS) - Nossa Presidente Laura Carneiro, em primeiro lugar, quero parabenizá-la por essa Presidência. Fico muito feliz por ela estar com o PSD.
Cumprimento o Lindberg, que desde 2010 está junto conosco nessa luta pelo esporte. Desde 2010 estamos nesta Casa. Eu cumprimento o Deputado Mauricio também. Que bom que está aqui conosco! Isso é importante. São pessoas que viveram o esporte, que foram atletas, que têm uma vivência.
Vemos hoje nesta Casa, Deputado Luiz Lima, que a força do esporte cresceu muito. Vemos cada vez mais pessoas com experiência, conhecimento, vivência.
Aqui sempre lutamos por isso, Presidente. Para muitos Deputados, a CCJ, a Comissão de Minas e Energia e outras Comissões é que são importantes. Desde o meu primeiro dia aqui, deixei claro que a única Comissão em que eu faço questão de estar e trabalhar é a Comissão do Esporte, que é a Comissão que trata de questões da minha vida, daquilo que vivi, daquilo que conheço, daquilo que me trouxe até aqui.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Eu queria dizer ao meu companheiro de partido e a V.Exas. que desde o primeiro dia afirmo que esta é uma Comissão...
O SR. JOSÉ ROCHA (Bloco/UNIÃO - BA) - Sra. Presidente, estou chegando agora. Já foi realizada a votação?
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Já, amor.
O SR. JOSÉ ROCHA (Bloco/UNIÃO - BA) - Então não valeu. (Riso.)
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - V.Exa. votou mentalmente.
|
13:39
|
Será mais 1 ano de muito trabalho, Presidente. Sem dúvida nenhuma, estamos preparados para enfrentar todas as dificuldades que teremos pela frente. Temos a missão de trazer de volta o esporte para o Brasil.
O esporte é um segmento muito desvalorizado em nosso País. Realmente, criança não dá voto. Talvez seja por isso que muitos governos não investem nessa área. Nós estamos aqui até para, talvez, dar uma forçadinha para que eles invistam, porque todos os que estão aqui fazem parte do esporte, acreditam no esporte, acreditam nas crianças, acreditam num futuro melhor, acreditam que o esporte é, sim, uma ferramenta fundamental, um divisor de águas na construção de caráter, na construção de um novo País, de um novo Estado, de um novo Município. É nisso que acreditamos. Portanto, lutaremos todos os dias na Comissão do Esporte, ao lado de cada um aqui — não é, Presidente? —, porque essa é a nossa missão. Se Deus colocou neste mundo vários para serem campeões e representarem, primeiramente, a família e, depois, o Município, o Estado e o nosso País, Ele também nos colocou aqui, Deputado Luiz Lima, para fazermos diferença e levarmos o resultado para as pessoas que não têm a oportunidade que tivemos na nossa vida.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Eu é que agradeço.
O Deputado Mauricio do Vôlei conversou comigo no dia da minha indicação, e eu disse: "Mauricio, vai ser uma honra tê-lo na Mesa". Só aqui eu o conheci pessoalmente. Antes, só o via pela televisão, quando eu estava torcendo pelo vôlei brasileiro.
O SR. CHARLES FERNANDES (Bloco/PSD - BA) - Obrigado, Presidente.
Sra. Presidente, Srs. Deputados, eu gostaria de parabenizar o nosso querido companheiro Deputado Danrlei, que acaba de ser eleito 1º Vice-Presidente desta Comissão, e também o Deputado Mauricio do Vôlei, que passa igualmente a compor essa Mesa.
Eu acredito, Deputado Mauricio, que esta Comissão é, sim, muito importante. Acho que nós membros desta Comissão e V.Exas. que vão conduzir os trabalhos devemos colocar esta Comissão no devido lugar que ela merece no Brasil. V.Exa. foi um grande atleta, servindo o vôlei do nosso País. O Deputado Danrlei também foi outro extraordinário atleta, atuou por 22 anos como jogador profissional no Rio Grande do Sul, serviu tanto o Grêmio como o nosso País. Tenho certeza de que darão tudo de si nesta Comissão para ajudar a nossa Presidente a fazer um grande trabalho.
|
13:43
|
Nós todos estaremos juntos aqui para mostrar que esta Comissão tem, sim, um grande valor e poderá fazer muito pelo esporte no nosso País. Tudo sairá desta Comissão.
Acredito muito no trabalho dos dois que acabam de ser eleitos. Naturalmente contarão com o apoio de todos os membros desta Comissão, para que possamos, neste ano, 2025, fazer um trabalho muito bonito, um trabalho conjunto nesta Comissão.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Agradeço a V.Exa.
O SR. JOSÉ ROCHA (Bloco/UNIÃO - BA) - Ilustre Presidente Laura Carneiro, meu querido Vice-Presidente Danrlei, meu querido Vice-Presidente Mauricio do Vôlei, dois campeões que assumem, ao lado de V.Exa., Deputada Laura, campeã, cargos na Mesa Diretora desta Comissão. São do ramo. Então, não tenho dúvida de que esta Comissão vai ter um brilho muito maior, Deputada Laura, do que o que teria se V.Exa. não tivesse ao seu lado dois campeões, que são da área, vitoriosos, conhecedores do que é o esporte: um, no esporte amador; o outro, no esporte profissional. Realmente casaram essas duas importantes áreas do esporte brasileiro.
Deputada Laura, V.Exa. está tendo, assim como eu tive, a felicidade de contar com um secretário-executivo do nível de Lindberg Junior.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Muito obrigada, Deputado José.
O SR. MAX LEMOS (Bloco/PDT - RJ) - Querida amiga Deputada Laura Carneiro, Deputado Danrlei, Deputado Mauricio, primeiro, quero parabenizá-los pela Presidência e pelas duas Vice-Presidências.
A Deputada Laura dispensa comentário. Experiência não lhe falta. Além da experiência, tem a Deputada Laura habilidade não só para mediar conflitos como também para conduzir questões positivas. Parabéns.
Fiquei muito feliz, neste biênio, de conseguir a oportunidade de estar aqui. Eu tentei isso no primeiro biênio. São muitas as Comissões. Mas não desisti. E aprouve a Deus que eu chegasse aqui tendo V.Exa. conosco, Deputada Laura. Estou muito feliz de estar aqui sob seu comando.
Eu queria apenas fazer rapidamente uma consideração. Dentre tantas coisas importantes que vamos tratar este ano, há a questão da Lei de Incentivo ao Esporte, que talvez seja o assunto mais forte dos próximos meses. Precisamos ter velocidade nisso. É muito importante.
O Presidente Hugo recebeu comissão de que faço parte, aquele primeiro grupo, composto por mim, pelo Deputado Luiz Lima, que está aqui, pelo Deputado André Figueiredo, pelo Deputado Orlando Silva, pelo Deputado Felipe Carreras, pelo Deputado Julinho.
Essa turma, nós já estivemos com o Presidente Hugo, já fizemos várias movimentações. E acho que aprouve a Deus que V.Exa. presidisse a nossa Comissão num momento tão importante, em que se vai procurar fazer uma legislação que seja perene, a Lei de Incentivo ao Esporte.
|
13:47
|
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Deputado Max Lemos, eu aproveito a fala do nobre Deputado, primeiro, para agradecer em meu nome e, com certeza, em nome dos meus companheiros.
Considerando a premência, a urgência e a discussão que V.Exas. já fizeram na legislatura passada sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, eu, quando vi que o projeto ainda estava sem Relator, avoquei a relatoria e apresentei o relatório, que já está no ar. A ideia era de que pudéssemos votar hoje. V.Exa. me conhece, conhece a minha velocidade. Gosto de agir assim, eu só sei agir assim. Eu gostaria que já começássemos a discutir hoje o projeto sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, que é um projeto coletivo, desta Comissão, de vários dos Srs. Deputados. Ocorre que o Presidente Hugo Motta, para minha surpresa — só vou poder conversar com ele no dia 14, em função da viagem dele para o Japão e da minha para Toshkent —, decidiu criar uma Comissão Especial. Ele designou outras Comissões e decidiu instituir uma Comissão Especial. Eu fico muito triste, porque não consigo imaginar que a Lei de Incentivo ao Esporte não seja discutida na Comissão do Esporte, comece a ser debatida na Comissão de Cultura. Nós não estamos discutindo a Lei Rouanet.
Digo isso só para que estejam cientes de que estou acompanhando a questão. Nós aceleramos a apresentação do relatório. Foi apresentado, inclusive, antes. Eu gostaria que todo mundo pudesse acessá-lo. Eu acho que o relatório, no meu entendimento, teria consenso aqui. Essa foi a maneira que encontrei de acelerarmos a matéria. Agora, vou ter que devolver o projeto à Comissão Especial.
O SR. DOUGLAS VIEGAS (Bloco/UNIÃO - SP) - Muito boa tarde a todos!
Eu quero começar parabenizando-a, Presidente. Todas as pessoas com que tenho o privilégio de conversar em relação a V.Exa. só têm coisas extraordinárias para me dizer a seu respeito. Então, é um privilégio, realmente é uma verdadeira honra estar nesta Comissão, presidida por alguém com esse nível de compromisso. Parabéns, Deputada.
|
13:51
|
Ver a nossa Comissão do Esporte ser dirigida por atletas de altíssimo nível, que conhecem, têm compromisso, amor e tudo de que se necessita para poder mostrar ao povo brasileiro o poder do esporte, isso é maravilhoso.
Quero aproveitar esta oportunidade também para pedir a atenção da Comissão do Esporte para a PEC do Esporte, que está protocolada e vai destinar 3% das emendas parlamentares para o esporte. Nós estamos falando de mais de 750 milhões de reais para o esporte para sempre, independentemente de quem estiver sentado nestas cadeiras aqui. Isso é um compromisso. Precisamos ter o senso de urgência para que possamos aprová-la ainda este ano e conscientizar todos os Deputados, porque hoje nós precisamos verdadeiramente de vontade política para fazer isso acontecer. Isso é algo muito importante para a nossa Nação. Por isso, peço a atenção da nossa Presidência.
Quero parabenizá-los pela carreira brilhante, pela inspiração eterna que V.Exas. são para todos nós e dizer que nós estamos muito felizes de fazer parte de uma Comissão junto com o Deputado Luiz Lima, um nadador olímpico. Vejam o nível a que nós conseguimos chegar aqui dentro do Parlamento brasileiro! Que isso sirva de inspirações para as futuras gerações! É preciso mostrar que o esporte tem de ser levado muito a sério, porque ele tem a capacidade de transformar verdadeiramente a nossa Nação. Nós estamos falando aqui de saúde, de educação, de segurança pública para o nosso povo.
Eu também quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o Presidente Wlamir Campos, que foi reeleito para a Presidência da Confederação Brasileira de Atletismo — CBAT e faz um trabalho extraordinário. O atletismo é a base de todos os esportes. Quero desejar tudo do melhor para o Presidente Wlamir.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Obrigada por suas palavras, Deputado Douglas. Eu tenho certeza de que V.Exa. também vai contribuir muito para os trabalhos desta Comissão.
Quero até lembrá-los de que já colocamos no sistema alguns projetos. Quem quiser relatá-los, por favor, peço que nos comuniquem para que possamos distribuir os projetos. Alguns eu já consegui distribuir, mas eu gostaria de distribuir todos, para que possamos fazer as nossas audiências públicas também às quartas-feiras, e não apenas às terças-feiras de manhã.
O SR. LUIZ LIMA (Bloco/PL - RJ) - Deputada Laura, eu serei breve.
|
13:55
|
Sou mais jovem que V.Exa., Deputado Danrlei, e eu adorava vê-lo jogar pelo Grêmio, principalmente naquela Libertadores, se não me engano, de 1995.
O Deputado Danrlei era emoção pura. Acho que foi por isso que ele sobreviveu tanto tempo aqui na Câmara dos Deputados. Ele tem essa experiência, somada com essa dosezinha de coragem. Ele estava, em dezembro, junto com os Deputados Mauricio e Douglas, por ocasião da reforma tributária — e vou fazer política agora, Deputada Laura —, quando o atual Governo do PT orientou pela retirada da Lei de Incentivo ao Esporte como um programa de política pública de Governo, tornando a Lei de Incentivo ao Esporte sensível em caso de déficit orçamentário.
Então, esse Governo apresenta rombo nos 2 anos e, fatalmente, vai apresentar rombo no terceiro. Se não tivermos a interferência da Comissão do Esporte e da Comissão Especial para tornar a Lei de Incentivo ao Esporte perene, vamos correr esse risco em 2025 ou em 2026.
O Danrlei, o Mauricio, o Douglas e outros Deputados estavam na Casa em dezembro, quando, infelizmente, perdemos por 30 votos. O problema poderia ter sido resolvido ali. Eram 10 horas da noite, mas não conseguimos ligar para os Deputados. Mesmo assim, essa foi uma das emendas apresentadas que o Governo quase perdeu, justamente na Lei de Incentivo ao Esporte.
Então, Deputados Danrlei e Mauricio, obrigado por V.Exas. estarem dispostos a ajudar o esporte brasileiro, junto com a Deputada Laura e com toda a equipe do Lindberg Júnior.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Obrigado, Deputado Luiz Lima.
Eu estava dizendo agora para o Deputado Coronel Chrisóstomo que aqui todo mundo pode opinar. Aprendi na minha vida que, se você não permitir que um Deputado tenha opinião, você não pode ser Deputado, porque você não permite a democracia e não respeita opinião distinta. Agora, se a gente se respeitar, se a gente não se ofender, para mim está bom. Se me ofender, o carneiro vira leão. Mas vamos embora.
O SR. DR. LUIZ OVANDO (Bloco/PP - MS) - Boa tarde a todos.
Quero aqui, Presidente, parabenizar V.Exa., pois é a primeira vez que participo de uma reunião nesta Comissão sob sua Presidência. Quero parabenizar V.Exa. pela eleição e, naturalmente, enfatizar alguns aspectos. Quero parabenizar o Deputado Danrlei, o Deputado Mauricio do Vôlei e o Lindberg, que é um baluarte desta Comissão do Esporte em vários aspectos.
A Presidente falou que esta é a Comissão do futebol, do vôlei, do basquete, da natação e do médico. Não podemos nos esquecer, Deputada Laura Carneiro, do médico — e V.Exa. sabe o porquê.
E quero dizer da satisfação em continuar nesta Comissão. Naturalmente, sempre nos relembramos de alguns fatos interessantes. Ouvi o nome do Deputado Darnlei, e fazia tempo que eu não o via aqui. Nós não temos proximidade, mas ele é uma figura pública nacional, conhecido pelo futebol.
Relembro aqui um ocorrido com o meu filho, meu caçula temporão — que já está com 34 anos, fazendo 35 anos este ano — que, na época, era torcedor do Grêmio.
Nós não somos gaúchos, somos de Mato Grosso do Sul. De uma hora para outra, ele disse: "Não quero mais saber desse time. Não gosto mais desse time". "Mas o que foi?" "Não sei, não gosto mais desse time". Eu acompanhava o futebol e via sempre o Deputado Danrlei, que foi lançado no Grêmio em 1993, 1994, quando esse meu filho tinha 3 anos. Mas ele foi ser torcedor do Palmeiras. Hoje ele é ferrenho torcedor do Palmeiras.
|
13:59
|
Mas o que é interessante nessa história é o seguinte: o Rômulo, meu menino, sempre teve tendência à obesidade, desde pequeno. E ele tentou todo tipo de esporte — e já contei essa história aqui. A cada semana ele vinha com um esporte diferente, até mesmo a capoeira, aquele esporte do berimbau, mas não deu certo. Um dia ele pediu para a mãe dele construir uma cesta de basquete. Ele se encantou com o basquete e, inclusive, foi campeão brasileiro na categoria e perdeu o peso que precisava perder. Ele nunca mais engordou e até hoje se mantém afinado. Mas, se descuidar, claro, ele engorda. Ele continua ativo fisicamente, agora é corredor, mas ainda joga basquete.
Fiz esse relato apenas para mostrar que o esporte realmente é educativo, transformador e determinante para a mudança de comportamento, principalmente quando se tem vontade de alcançar determinados objetivos. E meu filho chegou a uma fase da vida querendo isso. Essa história serve de exemplo aos jovens, de maneira geral, e a todos nós, pois sem vontade não vamos a lugar nenhum.
E por isso eu insisti na questão do médico. De nada adianta o médico, se o paciente não abraçar o desafio.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Obrigada ao nosso médico.
A SRA. LUISA CANZIANI (Bloco/PSD - PR) - Muito obrigada pela gentileza de sempre, minha Presidente. Como é bom participar desta primeira reunião deliberativa sob sua liderança! E devo reconhecer, mais uma vez, a dedicação e comprometimento de V.Exa.
Agora, quando V.Exa. tem ao seu lado esses dois grandes ídolos do esporte brasileiro, duas figuras que admiro muito, não poderia deixar de reconhecer o brilhantismo da trajetória no esporte de cada um. E quero também dizer que me sinto muito honrada por dividir a nossa missão nesta Casa, na Câmara dos Deputados, sempre no sentido de aprender com toda a experiência por V.Exas. adquirida no esporte. Tenho certeza e convicção de que essa experiência significará muitos avanços no trabalho que haveremos de desempenhar através desta Comissão, sob a liderança da nossa Presidente, ao lado, é claro, de cada Deputado.
|
14:03
|
E, se me permite, Presidente, só quero dizer que, na semana que vem, nós teremos um dia muito especial para o esporte da nossa cidade, da minha querida e amada cidade de Londrina. Nós iremos inaugurar as obras da construção do entorno da pista de atletismo da Universidade Estadual de Londrina. Essa foi uma luta que nós travamos inclusive no mandato passado, aqui em Brasília, e, finalmente, iremos inaugurar esta obra.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - V.Exas. viram que a sorte de Londrina é ter a Deputada Luisa Canziani.
(Risos.)
O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (Bloco/PL - RO) - Sra. Presidente, inicialmente, quero parabenizá-la por comandar esta Comissão tão importante para todos nós, em especial para um público de que sempre falo muito, as nossas crianças, os nossos jovens, os mais velhos. Como o nosso antigo e sempre Presidente do Flamengo sabe, esporte é saúde, não é isso, Deputado Danrlei? Então, parabéns a V.Exa.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Graças a Deus!
O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (Bloco/PL - RO) - E, vendo aqui todas essas pessoas focadas, pensando em esporte, eu vou me desculpar com a minha Liderança. Eu estou, como Vice-Líder, hoje, aqui, conduzindo a Oposição para obstruir todas as Comissões e já derrubei duas. Nesta aqui, V.Exa., Presidente, amoleceu o meu coração, mas tenho um pedido a fazer a todos os integrantes.
Eu sou Presidente da Frente Parlamentar em prol dos Jogos Eletrônicos e Games nesta Casa. Foram 210 Deputados que me permitiram isso. Essa frente, Presidente, como trata de esporte também, eu queria que V.Exa. abraçasse, chamasse para dentro dos nossos discursos, chamasse para dentro das nossas pautas a serem tratadas aqui, porque hoje são milhões e milhões de pessoas que praticam esportes eletrônicos, e nós não podemos deixar essas pessoas longe da gente.
Não é só o futebol, Deputado Danrlei, o esporte eletrônico hoje é mais amado do que o futebol.
|
14:07
|
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Minha sugestão...
Primeiro quero agradecer de público ao Deputado Coronel Chrisóstomo. Eu pedi a ele... Nós temos muitos requerimentos para votar, que vão possibilitar que venham os Ministros, que comecemos a discutir as políticas, que prorroguemos algumas Subcomissões, que aprovemos algumas moções. Eu expliquei para o Coronel que vou tentar, quando da deliberativa, votar as matérias em bloco, para que tenhamos velocidade na tramitação.
Eu queria primeiro agradecer porque V.Exa. vai tirar o kit obstrução. Sou a mulher mais feliz do mundo.
Agora o segundo ponto é que eu queria pedir algo a V.Exa., fazer uma sugestão. V.Exa. podia apresentar uma Subcomissão ou uma audiência pública que trate especificamente de games, mesmo que seja uma Subcomissão Especial, como é a do Deputado Bandeira, para que V.Exa. possa fazer um grande relatório, para que isso circule entre nós e que nós também passemos a ficar informados sobre o tema. É uma sugestão.
O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (Bloco/PL - RO) - Sim, senhora, assim eu o farei.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Adorei o "assim o farei".
O SR. BANDEIRA DE MELLO (Bloco/PSB - RJ) - Boa tarde a todos.
Queria cumprimentar a minha Presidente, a Deputada Laura Carneiro, conterrânea, rubro-negra. É o meu terceiro ano de Comissão do Esporte e é a segunda vez que o Presidente é do Rio de Janeiro. Tivemos o Presidente Luiz Lima; agora, a Presidente Laura Carneiro.
Queria cumprimentar o Deputado Danrlei de Deus Hinterholz, 1º Vice-Presidente, e o Deputado Mauricio do Vôlei, 3º Vice-Presidente.
Eu estou no meu primeiro mandato, mas já frequento a Comissão do Esporte da Câmara há mais de 10 anos. Quando eu era Presidente do Flamengo, eu frequentava aqui para poder... E acabamos tendo sucesso ao aprovar a legislação do Profut. Na época o Deputado Danrlei já estava aqui. O Deputado José Rocha, que já foi embora, também estava aqui. Então, eu já sou um veterano da Comissão do Esporte, embora ainda esteja no primeiro mandato de Deputado.
Eu estou com um conflito de agenda, tenho que correr para outro compromisso, mas a Presidente Laura já me adiantou que vai votar os assuntos da reunião seguinte em bloco.
Eu tenho um assunto aqui que é bastante simples, que é simplesmente prestar contas da Subcomissão Especial da Modernização do Futebol, que encerra o relatório com a apresentação de um projeto, o qual eu gostaria até de, no devido momento, convidar todos para subscreverem comigo. É um projeto que dá força ao clube formador de atletas, estabelece determinados, vamos dizer, privilégios em relação ao clube formador de atletas.
|
14:11
|
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - O que eu posso votar em bloco são os requerimentos, mas o seu relatório é o primeiro da pauta. Esse eu não posso juntá-lo aos requerimentos, porque são qualidades de proposições diferentes.
O SR. BANDEIRA DE MELLO (Bloco/PSB - RJ) - Eu não sabia.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - O que nós podemos fazer — se V.Exa. não tem horário, não há problema — é que eu posso retirar de pauta de ofício quando entrarmos na reunião deliberativa explicando que V.Exa. ficou o tempo todo aqui, para que todo mundo tenha acesso ao relatório, possa lê-lo e na próxima semana opinar sobre o relatório, mesmo sem a sua presença física.
O SR. BANDEIRA DE MELLO (Bloco/PSB - RJ) - Combinado.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Está combinado assim.
O SR. BANDEIRA DE MELLO (Bloco/PSB - RJ) - Na semana que vem, eu estou aqui. V.Exa. está no Uzbequistão, mas eu estou aqui.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Sem a presença física hoje.
O SR. BANDEIRA DE MELLO (Bloco/PSB - RJ) - Está ótimo, então. Obrigado e desculpe a saída à francesa.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Aqui são muitas agendas ao mesmo tempo. Eu sei que é difícil.
O SR. NITINHO (Bloco/PSD - SE) - Boa tarde a todos e a todas.
Eu queria dizer neste momento, Deputada Laura, que V.Exa. é aquela pessoa diferenciada dentro do PSD, V.Exa. é muito positiva. Quem não conhece a Deputada Laura pessoalmente, vai conhecer agora, porque é uma pessoa realmente verdadeira, muito aberta ao debate, às discussões aqui nesta Casa e ao entendimento também. Mas também, quando ela toma uma decisão, toma uma decisão muito aberta e muito clara. Vocês vão conhecer como se comporta a nossa Presidente.
Parabenizo o Deputado Danrlei de Deus Hinterholz e o Deputado Mauricio do Vôlei, excelentes atletas do futebol e do vôlei. Eu presenciei muitos jogos do Deputado Danrlei e do Deputado Mauricio também. Desejo boa sorte.
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Obrigada, Deputado Nitinho, pelo carinho.
Eu tenho certeza de que os três — e ainda vamos contar provavelmente com mais um membro na Presidência, que é o 2º Vice do MDB —, nós vamos dar conta. E só vamos dar conta porque nós temos todos os Deputados nesta Comissão parceiros. Vamos construir juntos, sempre com o máximo de efetividade possível, porque é isso o que o povo espera de nós.
O SR. DANRLEI DE DEUS HINTERHOLZ (Bloco/PSD - RS) - Inicialmente eu quero agradecer, não só em meu nome, mas também em nome do Deputado Mauricio do Vôlei, as palavras de todos, o carinho, a parceria. Tenho certeza de que o trabalho que nós temos aqui vai ser muito grande. Nesta legislatura, nós vamos ter muitas pautas que teremos que ultrapassar em relação ao esporte.
Eu acredito, Deputado Mauricio, que este é um momento que será o divisor de águas para o esporte. Hoje nós estamos numa situação em que a nossa lei de incentivo está com essa questão muito difícil.
Acabou de ser falado sobre os e-sports. Como Secretário de Esporte que fui, no Rio Grande do Sul, por um tempo, digo que nós temos dificuldade até mesmo de entender isso como esporte. Não há legislação, não existe um caminho ainda. Então, nós vamos ter que começar do zero essa questão, tratar do tema, fazer audiências públicas, entender melhor.
Presidente, mesmo que quiséssemos, como Secretaria do Esporte, ajudar os e-sports, como são conhecidos, não podemos. Não há como.
Hoje não existe formato para fazermos esse trabalho. É outra questão sobre a qual que vamos nos debruçar do zero, mas o mais importante neste momento é nós garantirmos a nossa Lei de Incentivo ao Esporte, porque assim garantimos grande parte do nosso esporte brasileiro, grande parte.
|
14:15
|
Temos que desburocratizar um pouco, desmistificar um pouco também, porque as pessoas que podem incentivar muitas vezes têm medo. Temos que tentar fazer com que se torne algo cada vez mais acessível àqueles que querem incentivar, Presidente. É muito importante, porque é muita dificuldade, é muita burocracia.
A pessoa que quer incentivar muitas vezes tem muita dificuldade, muito medo, sem saber o que vai acontecer, e quem perde é o esporte, quem perde são os projetos, quem perde são os atletas. Precisamos ajudá-la a fazer o seu trabalho o mais tranquilo possível, com a cabeça voltada somente para aquilo a que precisa se dedicar, que é o esporte, que é a prática desportiva. Então, é muito trabalho.
Muito obrigado a todos pelas palavras, tanto para mim, tenho certeza, quanto para o Deputado Mauricio.
Aqui somos um time, Presidente, somos um time. Eu acho que nós temos que trabalhar em conjunto pelo esporte. Tenho certeza de que nós vamos fazer isso juntos. Daqui a mais 3 anos, no final desta legislatura, vamos poder apresentar...
Vamos poder apresentar o trabalho e dizer: "Olhem só a diferença que foi feita!" Isso aqui é o que nós queremos para o esporte, inclusive um plano, algo que seja perene, que seja longevo. Não importa quem esteja aqui, que todos tenham uma diretriz para o esporte, que seja seguida e que seja em favor dos atletas, das crianças, das pessoas que querem fazer o esporte!
A SRA. PRESIDENTE (Laura Carneiro. Bloco/PSD - RJ) - Quero consultar se todos os Srs. Deputados permitem que eu tenha a anuência de V.Exas. para que possamos manter o painel na próxima reunião.
|