4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 56 ª LEGISLATURA
Comissão do Esporte
(Audiência Pública Extraordinária (semipresencial))
Em 12 de Dezembro de 2022 (Segunda-Feira)
às 10 horas
Horário (Texto com redação final.)
10:30
RF
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Bom dia a todos.
Declaro aberta a presente reunião de audiência pública, que está sendo realizada em atendimento ao Requerimento nº 44, de 2022, de minha autoria, Deputado Julio Cesar Ribeiro, para a apresentação de um balanço dos Jogos Universitários Brasileiros — JUBs do ano de 2022, que ocorreram aqui em Brasília.
Eu tenho a honra de anunciar que foram convidados para esta audiência pública os seguintes expositores: a Sra. Fabiola Molina, Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério da Cidadania, que participará por videoconferência; o Sr. Luciano Cabral, Presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário — CBDU, já na mesa, participará presencialmente; a Sra. Yasmim Lima, atleta universitária do judô, é do Ceará; e a Sra. Luana Moura, também atleta universitária do judô. Sejam bem-vindos!
Lembro que o Luciano também é do judô. Portanto, nós estamos seguros. Não teremos problema, nenhum tipo de confusão, porque não faltam aqui lutadores. (Risos.)
Antes de passarmos às exposições dos nossos convidados, esclareço os procedimentos que serão adotados na condução desta audiência pública.
Os convidados deverão limitar-se ao tema do debate e disporão de 10 minutos para suas apresentações, não podendo ser interrompidos. Após as exposições, serão abertos os debates. Comunico que esta audiência pública está sendo transmitida ao vivo pelo portal da Câmara dos Deputados, na página da Comissão do Esporte, e pelo canal da Câmara no Youtube. Informo, também, que as apresentações em multimídias serão disponibilizadas para consulta na página eletrônica da Comissão após a reunião.
Iniciaremos nossa audiência pública ouvindo o Sr. Luciano Cabral, Presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário — CBDU.
Antes, porém, quero agradecer a toda a Diretoria da CBDU, em nome do Sr. Alim, Vice-Presidente. Está aqui toda a Diretoria da CBDU e algumas pessoas que fazem parte da equipe da CBDU, que vieram para nossa audiência pública. Eu estou muito feliz por realizar esta audiência, uma vez que, nos últimos 2 anos, os JUBs foram realizados aqui em Brasília.
Nós queremos que no próximo ciclo, Luciano, possamos trazer os jogos pelo menos mais duas vezes, de 2023 a 2026, para Brasília, porque aqui são mais fáceis a locomoção, o acesso aos hotéis, e nosso parque esportivo é sensacional.
Tem a palavra o Sr. Luciano Cabral, a quem agradecemos por ter aceitado o convite.
10:34
RF
O SR. LUCIANO CABRAL - Bom dia, Deputado Julio Cesar.
Primeiro, bom dia a todos os que estão nos acompanhando pelos canais de transmissão da Câmara.
Bom dia à Fabiola, que está nos acompanhando de modo remoto.
Saúdo nossos atletas que compõem a Mesa. Os atletas, além de judocas, são membros da Comissão de Atletas da CBDU.
Saúdo os diretores da CBDU aqui presentes e os funcionários que trabalham na organização dos jogos durante os dias de eventos.
Antes de apresentar o balanço dos JUBs de 2022, nós encerramos um ciclo, Deputado. Trata-se de uma prestação de contas pública à Câmara dos Deputados. Nós iniciamos o ciclo em 2021, aqui em Brasília, quando ainda estávamos na pandemia, as cidades em lockdown, portanto, fechadas. O senhor, Deputado, dialogando conosco, ouvindo nosso pleito quanto à necessidade de retomarmos o esporte universitário, buscando uma solução, nos trouxe para Brasília, nos levou ao GDF, nos levou ao Governador Ibaneis, que aceitou o desafio de fazer os JUBs àquela altura, mesmo com a incerteza de poder realizá-los.
Nós não sabíamos se realizaríamos os jogos ou não, em virtude de chegar a época do jogo em outubro, e a pandemia não nos permitir. Porém, foi possível, foi realizado no formato de bolha. Em reconhecimento a todo o esforço do Governo do Distrito Federal, àquela altura, nós trouxemos, de novo, os JUBs para Brasília em 2022, numa parceria com o Governo Federal, com o Ministério da Cidadania.
Aproveito para deixar meus agradecimentos ao Secretário Marcelo Magalhães, ao Ministro Ronaldo, à Fabiola, a todos os Secretários que abraçaram o projeto. Nós conseguimos realizar os jogos em 2022, de novo em Brasília, ainda maior, ainda melhor e, desta vez, com as portas abertas para o público, para a cidade, para as pessoas que vivem ou transitam em Brasília. Neste sentido, eu preciso agradecer à Secretária Gisele, que abraçou o evento, e a toda a sua equipe da Secretaria de Esportes; à Deputada Celina Leão, que, junto com o senhor, aportou emendas parlamentares para que fosse possível realizar os JUBs em 2022. Numa união de esforços, nós conseguimos realizar os jogos.
Eu trago uma apresentação dos JUBs de 2022. Nós teremos um vídeo em que mostraremos um pouco da emoção do que foram os jogos.
Na nossa apresentação, iremos mostrar um pouco, Deputado, a organização dos jogos, os investimentos, o valor aplicado, o impacto econômico. Depois, nossas atletas vão falar da participação e da expectativa delas e do impacto da realização deste tipo de evento em nosso País. Nós sempre dizemos que vai muito além dos jogos, não são apenas aqueles dias de organização do evento, mas, sobretudo, o que este tipo de evento ou movimento faz no desenvolvimento social do nosso País e na formação dos nossos jovens.
(Exibição de vídeo.)
O SR. LUCIANO CABRAL - Os jogos tiveram 6.421 participantes, que vieram de 26 Estados e do Distrito Federal, e nós tivemos mais de 7 mil pessoas credenciadas. Além dos participantes, temos as pessoas que ficaram hospedadas, outras pessoas que atuaram no evento e acabaram sendo credenciadas. É importante mencionar, Deputado, que esses 6.421 vêm de um total de aproximadamente 80 mil participantes. Os jogos, de fato, eles começam na fase estadual e, em alguns Estados, existem fases municipais, que vão selecionar estes atletas até chegar à fase final. O que foi investido aqui em Brasília gerou um impacto na vida de, pelo menos, 80 mil jovens universitários na temporada de 2022, apenas para esta competição.
10:38
RF
(Segue-se exibição de imagens.)
Nós apontamos um pouco quais foram estes atletas, o perfil deles: foram 4.058 atletas, 1.709 mulheres, 2.339 homens. Além disso, nós tivemos 825 pessoas na organização, 438 pessoas nas comissões técnicas, 289 árbitros, 215 dirigentes e 225 voluntários. É muito legal que o voluntário já faz parte de um programa de desenvolvimento da CBDU. Nós temos uma academia de voluntários, nós preparamos pessoas jovens e pessoas de outras idades para serem voluntárias não apenas nos jogos universitários, mas em qualquer atividade que reúna pessoas, é claro, com foco no esporte. Vieram pessoas de todo o Brasil para cá, nós hospedamos pessoas que atuaram como voluntárias, motoristas e convidados.
O perfil do participante, Deputado, aponta a faixa etária. Nós tivemos 803 atletas de até 19 anos, 1.093 entre 20 e 21 anos, e 1.082 entre 22 e 23 anos. Se somarmos esta faixa etária de 17 a 23 anos, nós temos a grande maioria dos participantes dos JUBs. O perfil do atleta é o jovem tipicamente universitário, que está na sua formação acadêmica e que, no curto de tempo, vai estar inserido no mercado de trabalho, com posição de decisão, e que está sendo forjado como profissional com os valores do esporte. Este é um dos grandes benefícios de investir no desporto educacional: a formação educacional, a formação social, que nós damos a esses jovens profissionais. A Diretoria da CBDU e seus funcionários, nós todos olhamos para eles, não apenas como olhamos para a Yasmim como uma atleta do judô, mas, sim, como profissionais de formação, pessoas que serão como a Luana, serão advogados, médicos, professores, fisioterapeutas e, quem sabe, Deputados, alguns que compartilham com os senhores cadeiras na Câmara, foram atletas e passaram pelo esporte universitário. São pessoas que vão conduzir nosso País.
10:42
RF
Os jovens têm uma faixa etária muito produtiva, em que questionam, se posicionam e adquirem conhecimentos para o seu desenvolvimento pessoal, através da experiência e da vivência do esporte.
Em Brasília, existem 31 arenas de competição. O Márcio é Subsecretário de Esporte do GDF. Eu fiz uma participação significativa, porque o GDF disponibilizou espaços esportivos com outros parceiros do Distrito Federal, o que nos proporcionou 2.211 confrontos nestes 31 espaços. Então, é importante mencionar que os jogos foram distribuídos por toda a cidade de Brasília e em todo o Distrito Federal. As pessoas em vários cantos da cidade de Brasília puderam desfrutar e acompanhar os jogos, apesar de termos centralizado nossas ações no CICB, local onde montamos o Comitê Organizador, o Boulevard dos Atletas, mas houve competições espalhadas por toda a cidade de Brasília.
Existem 320 instituições de ensino superior, entre elas 96 públicas e 214 privadas. O total de instituições de ensino no Brasil é de aproximadamente 4 mil instituições, menos de 10%. Mas é importante dizer que chega à fase final dos JUBs apenas a equipe vencedora daquela modalidade na sua etapa estadual. Nós verificamos que há mais de mil instituições que disputam as etapas estaduais. Chegaram à fase final 320 instituições de ensino superior.
Este número de 96 universidades públicas é extremamente relevante porque, quando se vai para as etapas estaduais, geralmente existe uma universidade pública federal, uma estadual ou, no máximo, duas, e uma municipal. Quando se faz este somatório da fase final, vê-se que o resultado das universidades públicas tem sido bastante significativo porque eles acabam chegando proporcionalmente em grande quantidade à fase final.
Vinte e oito modalidades foram disputadas nos JUBs Brasília. Nós destacamos para os JUBs acadêmico, uma disputa de trabalhos científicos, geralmente trabalhos de conclusão de curso. Ontem uma atleta que foi vice-campeã dos JUBs Acadêmico ganhou como prêmio a possibilidade de participar do Fórum Mundial do Desporto Universitário, que ocorreu na semana passada na Costa Rica. Ela desembarcou ontem com nosso diretor acadêmico da CBDU.
Trata-se de uma competição ou uma modalidade que premia como o judô, como o basquete, como o vôlei e que tem sua relevância porque produz conhecimento e mostra que eles, além de atletas são estudantes de nível superior.
Temos também o paradesporto. A CBDU nunca abriu mão de manter o paradesporto. Nós o estamos mantendo há muitos anos dentro do ambiente de esporte universitário. Para nós, é importante que os atletas sejam estudantes universitários e que gostem de praticar esportes. Este é o critério. Nós não fazemos distinção entre desportista convencional e paradesportista, tanto é verdade que eles participam no mesmo espaço e no mesmo momento e disputam as provas no mesmo ambiente, ao mesmo tempo que no desporto convencional. Nós entendemos que é inclusão fazer as refeições juntos, hospedar-se no mesmo hotel, nadar na mesma piscina, correr na mesma pista. Isso é o que tentamos proporcionar para que eles não se sintam apartados do sistema do esporte universitário e sim pertencentes.
10:46
RF
Sobre os jogos eletrônicos, os e-sports, tem havido um debate aqui na Câmara dos Deputados no sentido de normatizar, legalizar, reconhecê-los. A CBDU já oferta o paradesporto desde 2014. Ele tem ganho tamanhos que às vezes temos dificuldades de administrar. É crescente. Em outras gerações, todo mundo que praticava uma modalidade esportiva jogava futebol. Hoje, todo mundo pratica sua modalidade esportiva e joga algum tipo de esporte eletrônico, seja mobile, seja por console, seja on-line. Enfim, vemos o esporte eletrônico como uma vertente crescente que não podemos negar. A CBDU tem crescido também, tanto que coloca no JUBs seis tipos de franquia.
Número de medalhas distribuídas. Distribuímos 851 medalhas de ouro, 936 medalhas de bronze, em diversas modalidades. Nós temos representantes do judô aqui na Mesa. Temos dois terceiros lugares. Isso justifica haver um pouco mais de medalhas de bronze do que de ouro.
Foram entregues 83 troféus de ouro, 52 de prata e 61 de bronze. No JUBs há também divisões, primeira, segunda e terceira divisões. Temos este número de troféus.
Colocamos um número aqui impactante, Deputado. No final do ano, veja o que conseguimos contabilizar nesse tipo de evento, por conta do calendário da CBDU. E aqui estamos falando só do JUBs Brasília. Mas é importante deixar registrado, inclusive, que nós temos JUBs durante o ano todo. Temos o JUBs Praia, o JUBs e-Sports, de esportes eletrônicos, o JUBs Futebol, o JUBs Futebol 7, o JUBs Rugby, entre outras modalidades que acontecem ao longo da temporada. Somadas, elas passam de 38. Esses JUBs têm as mesmas atenções, os mesmos investimentos, os mesmos tratamentos e compõem o calendário da CBDU. Por conta desse calendário, têm sido ofertadas no nosso País 16 mil bolsas de estudo na iniciativa privada, nas instituições de ensino superior privadas. Essas bolsas são relevantes. O que são bolsas relevantes? As que dão de 50% a 100% de desconto.
Então, nós estamos afirmando que os investimentos feitos no esporte universitário brasileiro têm proporcionado que, a cada ano, 16 mil jovens tenham acesso ao ensino superior, à sua formação, por serem atletas universitários, independentemente da sua performance e do seu nível técnico, por representarem a sua instituição na fase estadual. Muitos deles não chegam à fase nacional — 4 mil chegaram, ou seja, uma boa parte não chegou à fase nacional. Mas só por disputarem as fases estaduais eles já são premiados com a bolsa, têm a oportunidade de estudar, têm a oportunidade de ter acesso ao ensino superior no nosso País. Esse número é ainda muito pequeno quando falamos de 8 milhões de matrículas no Brasil, quando falamos da quantidade de jovens que existe no Brasil, mas é um número que gera impacto.
Aqui fica, Deputado, o apelo para que na próxima legislatura — há projeto já encaminhado pelo senhor — trate das bolsas das fundações educacionais que têm ofertas filantrópicas. Que um percentual vá para o esporte! Só com esse projeto de lei, alcançaríamos 280 mil bolsas por ano. Isso já teria um grande impacto social em nosso País.
Ações como essas da Câmara dos Deputados às vezes repercutem muito mais do que o próprio investimento financeiro. Trata-se de uma legislação favorável a que mais jovens possam acessar o ensino superior recebendo bolsas por serem atletas.
Estas são imagens de jogos eletrônicos.
10:50
RF
Neste eslaide trago um pouco também do alcance, Deputado, do impacto que há. Vou falar do investimento final depois. Aqui falamos de alguns canais de transmissão. Quanto ao Twitch, que basicamente transmite os jogos eletrônicos, nós temos 17.096 visualizações ao vivo, mais de 6 mil espectadores, 618 novos seguidores, 59 mil inscritos e 51 horas de transmissão por esse canal.
Em relação a dados de imprensa, nós teríamos o valor de 14 milhões e 643 mil reais de mídia espontânea. Se fôssemos pagar pelas 5 horas, 56 minutos e 9 segundos, pela minutagem, ou pelas 2.315 matérias, nós teríamos que pagar 14 milhões de reais, para ter a mídia que nós alcançamos em todo o Brasil.
O alcance chegou a 43 milhões de pessoas, ou seja, nós alcançamos uma parte bastante significativa da população brasileira com a imagem, com a ideia, com a mensagem do esporte universitário, com o destino Brasília. Isso é importante, Brasília foi mostrada para todo o Brasil. É tão importante, Deputado, que, no próximo dia 15, nós estaremos recebendo em São Paulo o prêmio Jacaré, do Convention Bureau. O Jacaré é o óscar do turismo brasileiro.
São três eventos nacionais: uma ação da Heineken na Fórmula 1, o JUBs Brasília e o outro eu acho que é uma etapa do mundial de corrida de aventura. São os três melhores eventos que geraram impacto no turismo nacional e vão receber a premiação. Nós não sabemos se seremos Jacaré de Bronze, de Prata ou de Ouro, mas estamos entre os três melhores eventos de impacto no turismo nacional na temporada 2021 — esse prêmio é relativo ao JUBs 2021.
Às vezes não conseguimos perceber o alcance, o quanto é importante esse tipo de investimento, mas conseguimos mensurá-lo quando trazemos esses dados para cá. Esse é um investimento não só no esporte; é também um investimento na visibilidade, na proposta da educação, da formação educacional, do esporte social da educação e da própria cidade — no caso aqui, Márcio, do próprio destino Brasília ser levado para todo o Brasil.
Esta é uma imagem dos jogos.
Eu vou regressar a um eslaide, Deputado, para mostrar um fato marcante neste ano, quando pudemos fazer os jogos, de fato, com as portas abertas. Nós tivemos as arquibancadas lotadas, todos os dias, nos jogos no CICB. A população, aqueles que gostam de esporte puderam desfrutar dos jogos. Não há custo para acessar, não se paga ingresso, não se paga nada. Há atletas ali que já são referência na sua modalidade em nosso País.
Neste eslaide trago mais um pouco do nosso investimento. Foram contabilizadas 41 mil diárias de hospedagens aqui em Brasília. Usamos 24 equipamentos da hotelaria, oferecemos 84 mil refeições e consumimos 2.094 diárias de transporte. Então, esse impacto no ambiente que o trade utiliza, em Brasília, com o Convention, com a ABIH, com a Secretaria de Turismo, é que fez com que Brasília fosse apontada para disputar o Jacaré de Ouro, porque os números são gigantes, e muito mais pelo alcance e pela qualidade. O trade também já percebeu, o Convention Bureau já percebeu que, além de se tornarem atletas, como eu falei, muitos chegam aos Jogos Olímpicos, como é o caso da Yasmim. A grande maioria são formadores de opinião, pessoas que estarão inseridas no mercado de trabalho no curto espaço de tempo e que serão consumidores com poder aquisitivo, às vezes, mais destacado devido à sua formação educacional.
O custo total dos jogos foi de R$17.918.921,00.
10:54
RF
É importante deixar aqui registrado que todas as despesas dos jogos são pagas pela CBDU, então, hospedagem, alimentação, transporte, arbitragem, recursos humanos, infraestrutura, serviços médicos, todos os equipamentos contratados, solenidade de abertura e de encerramento, ou seja, é o custo total dos jogos. Se formos fazer um cálculo per capita pelo número de participantes, teremos o valor do curso por participante. Então, esse foi o valor investido.
Desses recursos, 9.419 mil vieram da CBDU, que são os recursos que a Confederação dispõe da Lei nº 13.756, e praticamente tomam mais da metade do nosso orçamento anual. Então, temos mais da metade do nosso orçamento aplicado nesse evento, mas como é o principal evento, justifica-se.
Só foi possível fazer esse evento porque nós recebemos emendas parlamentares do Deputado Júlio Cesar e da Deputada Celina Leão. Isso é importante deixar registrado. Então, as emendas dos Deputados tornaram isso possível, porque, se fôssemos aplicar 17 milhões nos jogos, teríamos aplicado todos os recursos. Nem poderíamos fazer isso, porque uma parte tem que ser aplicada na atividade-meio. Não teríamos recursos suficientes para fazer os jogos, pelo menos nesse formato, sem o apoio dos Deputados Julio Cesar e da Deputada Celina Leão, com suas emendas parlamentares, e sem o apoio do Ministério da Cidadania.
Aqui eu quero deixar registrado o nosso agradecimento ao Secretário Marcelo, que aportou 2.842 mil reais, em um convênio direto com a CBDU. E essa união dos esforços tornou possível a realização do JUBs.
Foi de 22 milhões o impacto na economia da cidade. Por que esse valor é maior do que os 17 milhões? Porque, quando estão na cidade, os atletas, os participantes, os dirigentes consomem na cidade. Eles saem, vão ao shopping, vão a restaurantes, fazem turismo na cidade. Fazemos uma pesquisa de perfil e uma pesquisa também de consumo. Fazemos o valor médio gasto por cada participante, multiplicamos pelo número de participantes e pelo número de dias, e temos o valor que eles gastam diretamente na cidade. Então, tudo aquilo que contratamos na cidade, os 17 milhões de reais, com o valor gasto pelos participantes, gerou um impacto de 22 milhões na cidade de Brasília durante o período dos jogos. Esse é um valor bastante considerável e que chama bastante a atenção para as cidades que organizam os JUBs.
Se eu voltar ao eslaide anterior e colocar a soma dos esforços das emendas parlamentares, com apoio do Governo Federal, e o valor aplicado pela CBDU, o que uma cidade aplica para receber um JUBs, veremos que ela praticamente recupera de imediato boa parte disso: quase 70% disso em impostos, seja em impostos municipais, seja em impostos estaduais, quando esses recursos são aplicados na cidade. Então, é um investimento que se faz, fora a receita de investimento de todos esses recursos no comércio local.
Então, o JUBs acaba sendo também uma grande oportunidade para a cidade receber, a um custo barato, um evento que tem um impacto desse tamanho.
Agora exibiremos um vídeo.
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Então, esse é o primeiro vídeo.
O SR. LUCIANO CABRAL - O.k.
(Exibição de vídeo.)
10:58
RF
O SR. LUCIANO CABRAL - Foi exibido o segundo também. São muito parecidos.
Então, Deputado, antes de encerrar, eu queria mais uma vez agradecer à V.Exa., à Deputada Celina Leão e aos Deputados aqui da Comissão do Esporte, e ao Lindberg, que é um grande parceiro do esporte universitário, por todo o apoio dedicado ao esporte universitário.
Esse JUBs foi uma retomada. De fato, nós retomamos em 2021; mas, em 2022, pudemos realizá-lo de maneira plena. São mais de 80 anos de história, são mais de 60 edições, e a edição de 2022 foi a maior e foi a melhor. Quando falamos que foi a melhor é porque os atletas, os participantes, apontam isso. Fazemos uma pesquisa de satisfação e os resultados apontam isso.
Nós somos gratos à V.Exa., ao Governo do Distrito Federal, à Secretária Giselle, a todos os Secretários aqui do Distrito Federal, ao Governo, ao Governador Ibaneis, ao Ministério da Cidadania e ao Secretário Marcelo.
Eu também queria agradecer aqui a todas as instituições que vieram a Brasília e que participaram, aos atletas e, principalmente aos Diretores e colaboradores da CBDU, que durante todo o ano pensam nisso, já estão pensando na temporada do ano que vem e já estão trabalhando. Eles não têm a oportunidade de aparecer, mas hoje estiveram aqui — muitos, talvez, pela primeira vez — para visitar a Câmara, participar de uma audiência pública e saber que são daqui que partem as principais decisões que conduzem o nosso País e, por consequência, também o esporte universitário brasileiro.
Então, muito obrigado pela oportunidade. Fizemos aqui a prestação de contas do JUBs 2022. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Obrigado, Luciano. Só faltou avisá-los que eles também vão falar. Daqui a pouquinho, nós vamos escolher uns três, Luciano, para poderem dar também a sua contribuição.
Queria registrar aqui a presença do Chefe de Gabinete da Secretária Giselle, um grande amigo que nós temos, o Dr. Márcio Rogério. E também enaltecer o trabalho que a Secretaria de Esporte fez nesses últimos 4 anos, não somente neste evento, mas também no evento do ano passado. Tivemos também um conjunto de ações desenvolvido pela Secretária Giselle, sob a supervisão, vamos dizer assim, da Deputada Celina Leão. Acho que é muito importante ressaltar isso.
11:02
RF
Tivemos, nesta legislatura, dois grandes Deputados, que realmente trabalharam em prol do esporte aqui no Distrito Federal, sempre numa parceria. Como a própria Deputada Celina Leão sempre ressaltou, quem ganha é o esporte, até porque uma andorinha sozinha não faz verão, com diz o ditado. Então, não adianta nós deixarmos esse trabalho somente para uma pessoa. É com a união de esforços que nós chegamos a grandes resultados. Então, fica aqui o meu agradecimento.
Inclusive, Márcio, eu queria aproveitar e abrir o microfone, caso você queira falar aqui, em nome da Secretaria, e deixar algum registro — se puder vir aqui na frente —, já que você está representando a Secretária Giselle, que sempre nos atende de forma cordial. Eu vou abrir o microfone para que você possa falar. É só apertar esse botão. Pronto. Fique à vontade.
O SR. MÁRCIO ROGÉRIO ALMEIDA ARAÚJO - Bom dia a todos. Bom dia ao nosso Presidente, Deputado Julio Cesar Ribeiro. Bom dia aos atletas, aos nobres colegas da CBDU, ao nosso Presidente e a toda equipe técnica.
Quero dizer, Deputado, como o senhor disse muito bem, o esporte do Distrito Federal está muito bem representado tanto pelo senhor quanto pela Deputada Celina Leão. Nós estivemos à frente da Secretaria de Esporte e Lazer nesses últimos 3 anos e meio juntamente com a CBDU, com a nossa Secretária Giselle, com o nosso Governador. E o senhor participou muito bem dessa campanha, vamos dizer assim, de trazer o JUBs para cá. Graças a Deus, os JUBs não ficaram em Brasília por apenas 1 ano, mas permaneceram aqui por 2 anos. E, graças a Deus, esses 2 anos foram os melhores dos Jogos Universitários Brasileiros.
Então, sentimo-nos muito bem em sediar por 2 anos esses grandes jogos. Parabéns aos atletas, parabéns ao Distrito Federal, parabéns aos Deputados envolvidos, tanto o senhor, Deputado Julio Cesar Ribeiro, quanto a nossa Deputada Celina Leão. E também parabéns ao nosso Governador Ibaneis Rocha e à nossa Secretária Giselle. Quero dizer que o JUBs não está indo embora do DF; ele só está tirando férias e retornará, se Deus quiser.
A Secretaria de Esporte está à disposição de todos.
Um abraço a todos.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Obrigado, Márcio.
E, claro, quero ressaltar que nada disso teria acontecido se o Governador Ibaneis Rocha não tivesse dado o o.k. desde 2021. Nós realizamos os JUBs em 2021 e em 2022. Esse foi um dos motivos pelos quais o nosso Governador se reelegeu já no primeiro turno, porque investir no esporte também é investir em Brasília.
Queria chamar agora a nossa querida convidada, a Secretária Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério da Cidadania, aqui representando o nosso Ministro, a Sra. Fabiola Molina, uma ex-atleta que nos deu muitas alegrias. E tê-la aqui hoje também enaltece a nossa audiência pública.
Tem a palavra a Sra. Fabiola.
Bom dia, Fabiola. Seja bem-vinda.
Obrigado.
A SRA. FABIOLA MOLINA - Bom dia, Deputado Julio Cesar Ribeiro, Presidente desta sessão. Bom dia a todos os participantes.
Saúdo o Presidente da CBDU, Luciano Cabral, também o Vice-Presidente, Alim Neto. Saúdo também o Lindberg, que está sempre lutando pelo esporte, fazendo conexões. Desejo um bom dia ao pessoal do GDF, da Secretaria de Esporte.
11:06
RF
Para nós que fomos atletas, que passamos pelo JUBs, pelo esporte escolar — e, depois, eu cheguei ao JUBs —, e hoje estamos aqui do lado de dentro, ajudando o esporte brasileiro, principalmente o educacional, é uma grande satisfação poder trabalhar aqui nos bastidores e ver essa valorização que tem o esporte. Então, em nome do Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, do Secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães, e do Secretário Especial Adjunto, André Alves, que sempre acreditaram muito no esporte, junto à educação, desde que assumiram a Secretaria Especial do Esporte, e também da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, quero dizer que sempre foi um dos grandes focos valorizar, prestigiar, incentivar e oportunizar cada vez mais o acesso ao esporte, tanto para as crianças, em nível escolar, quanto para os universitários. E nós vimos fazendo isso nos últimos 3 anos.
O Luciano já mostrou o valor investido pela Secretaria, que foram 3 milhões de reais, além das emendas parlamentares, que chegaram a 5 milhões de reais, ou seja, foram 8 milhões de reais, recurso que a nossa Secretaria usou para trabalhar os planos de trabalho.
Quero agradecer muito ao Deputado Julio Cesar Ribeiro e à Deputada Celina Leão, que têm esse olhar e esse cuidado com o esporte, que realmente dão importância ao esporte, porque acreditam que o esporte pode transformar a vida das crianças, dos adolescentes e dos universitários. Nós acreditamos que esse é o caminho que o Brasil vem trilhando nos últimos anos ainda com mais excelência.
A CBDU vem fazendo um trabalho de muita excelência, com muita dedicação, com muito profissionalismo. Como atletas, nós sentimos — e não estou falando especificamente da CBDU — que o esporte vem ficando cada vez mais profissional. As pessoas que lidavam com o esporte não conseguiam se profissionalizar tanto. Nós vemos na CBDU o profissionalismo com que o esporte é tratado. E um reflexo disso foram os JUBs 2022, esse exemplo que foi da maior e também a melhor edição. Acho que é muito importante crescer com qualidade. Os números são importantes, mas a qualidade também é muito importante.
Para o atleta que participa de uma competição assim, isso traz um prestígio muito grande. Nós nos sentimos valorizados e importantes quando temos uma estrutura bacana, top, ficamos em hotéis bons, como o Luciano comentou, temos uma boa alimentação. Quando estamos inseridos nesse contexto, outras pessoas também querem estar inseridas nesse contexto. Então, às vezes, algum Estado que não se classificou e fica sabendo como foi bacana, ele vai se esforçar cada vez mais para participar disso. Acho que é um impacto positivo quando você começa de cima e também para baixo. Quando se faz algo de excelência, com uma entrega muito boa, gera-se um efeito cascata. E as pessoas que estão mais abaixo se esforçarão cada vez mais para chegar lá e representar bem o seu Estado. Então, nós temos muito orgulho de fazer dessa parceria com a CBDU, de ver esse trabalho bem de perto.
11:10
RF
Nós temos uma Coordenação-Geral chamada CGEE — Coordenação-Geral de Esporte e Educação, que é quem faz os planos de trabalho e aprova as propostas da Plataforma +Brasil. Nós temos uma equipe de umas 20 pessoas, aproximadamente, mas nós convidamos a nossa Secretaria inteira para ir prestigiar os JUBs aqui em Brasília. Contactei o Alim e o Luciano.
Olhem, eu estou querendo levar a SNELIS inteira! (Risos.) Podemos ir prestigiar vocês, torcer e ver de pertinho, porque todo mundo fica... Eu conheço muito bem, mas as pessoas geralmente ficam aqui dentro, sempre no computador, só trabalhando, e não conseguem ver aquela entrega. Então, nós combinamos um dia, e foram mais de 60 pessoas dos nossos cento e poucos colaboradores.
Todos ficaram muito impactados. Eles reportaram e falaram quanto foi importante eles irem. Eles foram a um centro de convivência maravilhoso, em que estavam os esportes acontecendo, alguns dos esportes, a maioria deles, lá no Centro de Convenções. Eles falaram: "Nossa, isso marcou muito para a gente. A gente agradece ter tido essa oportunidade". Então, imaginem, eles estão trabalhando naquele plano de trabalho e, de repente, estão lá realmente vendo a entrega, a entrega de qualidade, vendo toda a organização.
Então, nós agradecemos essa oportunidade de ter sido aqui em Brasília, o que realmente nos proporcionou esse privilégio e deixou essa marca, para que outras gerações continuem também trabalhando e vendo realmente o impacto que isso tem na vida das pessoas.
Eu queria destacar que nós sempre acreditamos no esporte andando lado a lado com a educação. É de fundamental importância o esporte estar inserido nesse contexto. Como o Luciano já bem falou, nós estamos formando os profissionais do futuro. E 16 mil atletas conseguem bolsa através do esporte. Muitos que não poderiam estar trilhando o caminho universitário estão tendo essa chance.
E que isso continue crescendo. Esse objetivo de 250 mil bolsas, Luciano, eu acho, é louvável. Que um dia nós cheguemos a esse número, com a ajuda dos Deputados, da Deputada Celina Leão, do Deputado Julio Cesar Ribeiro. Em termos legislativos, que nós consigamos realmente aumentar essas bolsas. Isso realmente faz a diferença na vida desses universitários, que às vezes não teriam condições de estar trilhando esse caminho profissional.
Portanto, parabéns por essa luta! Continuem!
Eu também queria destacar a questão do paradesporto. Aqui dentro da Secretaria Especial do Esporte nós criamos uma Secretaria específica para o paradesporto. É a valorização, realmente, da pessoa com deficiência. Isso antigamente ficava dentro da nossa Secretaria, que era de inclusão social, mas não havia uma atenção necessária. Este ano foi criada a Secretaria do Paradesporto.
E nós, no JUBs, realmente pudemos presenciar essa interação, essa valorização do paradesportista, participando das competições em conjunto. Eu estive presente na natação, e no dia, inclusive, choveu bastante. Não consegui fazer a premiação naquele dia, mas estive lá presenciando e pude conversar com alguns paratletas. Vi a alegria que eles sentem de estarem realmente incluídos na competição. Eles nadavam, inclusive, nas mesmas séries que os atletas sem deficiência. Fazer o esporte já é maravilhoso, e alguém com deficiência ter essa oportunidade é único. Então, continuem trilhando esse caminho. Sabemos do impacto positivo que isso tem na vida deles.
11:14
RF
Então, eu gostaria de realmente agradecer a parceria, agradecer o trabalho, agradecer a excelência, o profissionalismo com que a CBDU vem lidando com o esporte universitário, as entregas que vem fazendo. Para nós da Secretaria Especial é realmente um prazer trabalhar com vocês. Resolvemos um monte de pepinos, mas, quando é algo relacionado com a CBDU, ficamos bem tranquilos, porque sabemos da excelência de vocês. Não temos muita dor de cabeça, é maravilhoso!
Quero parabenizá-lo, Luciano, a você e a toda a equipe. Quero parabenizar os atletas que se esforçam para aprender com todo esse profissionalismo.
E gostaria de agradecer, mais uma vez, ao Deputado Julio Cesar Ribeiro esta audiência, assim como agradeço à Deputada Celina Leão. Esperamos que continue toda essa construção que foi feita. Parabéns! Contem conosco sempre que precisarem.
Vida longa aos JUBs! Um abraço a todos! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Obrigado, Secretária Fabiola Molina. Nós, aqui da Comissão, agradecemos! Todas as vezes que nós precisamos de vocês no Ministério, sempre nos atenderam muito bem. Mandamos um abraço ao Marcelo Magalhães e o parabenizamos por todo o trabalho, e também ao nosso Ministro Ronaldo Bento e a toda a equipe do Ministério.
Quero agora convidar a Srta. Yasmim Lima, atleta universitária do judô, para que possa dar um depoimento e falar um pouquinho dos atletas universitários.
Bom dia!
A SRA. YASMIM LIMA - Bom dia, Deputado Julio Cesar Ribeiro! Eu queria também dar bom dia ao Presidente Luciano Cabral, ao Vice-Presidente Alim e a todos que estão presentes aqui.
Eu estou aqui representando os atletas. Para quem não me conhece, eu sou a Yasmim Lima, sou atleta da Seleção Brasileira. Fui para as Olimpíadas de Tóquio como apoio, e estou brigando agora por uma vaga olímpica para Paris 2024. Fui seis vezes campeã nos JUBs, então eu posso falar do evento. Participei de todos os eventos. A cada dia que passa, o evento está mais grandioso. A CBDU está sempre preocupada com os atletas, em nos dar uma estrutura melhor e nos mostrar o caminho certo.
Para mim, o que eu vejo da CBDU é que eles estão preocupados com o nosso futuro, não só nosso futuro como atleta, mas também nosso futuro acadêmico. Eu sou cearense, nasci em Fortaleza e venho da comunidade. Meus pais não tinham condição nem para me colocar no judô, imagine em uma faculdade? Foi através do esporte que eu me encontrei, onde as portas foram se abrindo. Mesmo assim, quando eu terminei os estudos, o meio universitário não era tão conhecido. Então, quando começou o trabalho da CBDU, com essa nova gestão, os eventos começaram a chegar a todos os Estados. Quando chegaram ao Ceará, mais faculdades particulares queriam ajudar, queriam participar desse evento maravilhoso de que todo mundo falava. Foi assim que eu consegui obter uma bolsa de estudos, através do evento de vocês.
11:18
RF
Então, eu agradeço muito a vocês, porque vocês mudaram a minha vida. Se não fossem vocês e toda esta Comissão, que, eu sei, trabalha dia a dia pensando em nós, pensando em nos entregar um evento não só maravilhoso, mas de um nível superalto — tanto que todos os anos eu faço questão de participar dessa competição, porque é forte, e isso me ajuda a me preparar para as competições internacionais... Eu sou muito grata à CBDU, porque não só eu, mas também vários outros atletas, que vêm da mesma condição da qual eu vim, conseguem obter uma bolsa de estudo.
Eu costumo dizer para eles que, hoje em dia, não só o pessoal da CBDU, mas todo mundo que se mobiliza e quer ajudar a CBDU, todos esses não só estão nos ajudando, mas também estão fazendo a diferença no mundo, porque nós jovens somos o futuro do nosso País. Quando vocês ajudam o esporte, quando vocês apoiam o esporte, vocês estão dando oportunidade para aquelas pessoas que, muitas vezes, não têm expectativa de vida, que conhecem só uma realidade. E o esporte nos mostra outra realidade da vida. Ele nos faz viajar, conhecer Estados, conhecer países e, através disso, ter a oportunidade de fazer uma faculdade. Assim como eu, existem vários atletas no meio do mundo, várias pessoas que não vão ter essa oportunidade, porque, hoje em dia, estudar numa faculdade particular é muito difícil, e nem sempre vamos ter capacidade, por meio das escolas, de conseguir passar numa faculdade pública. Essa é a realidade do nosso País, infelizmente.
Mas eu acho que o esporte e a educação juntos vão ser o diferencial. Acho que isso já é o diferencial no nosso País. E acho que tem que haver mais apoio ao esporte, assim como é necessário incentivar todos a fazerem o esporte e a estudarem, para terem uma oportunidade de pensar no pós-carreira como atleta, porque o atleta vive do seu corpo e, como eu costumo dizer, a qualquer momento você pode se lesionar, pode vir a ter que parar. E, quando você para, se você não tiver a faculdade... Hoje em dia, muitas faculdades estão dando bolsa, e eu espero que mais faculdades queiram ajudar os atletas do nosso País. Quando você para, vai para outro ciclo da vida. Eu costumo dizer que temos vários ciclos. Quando a pessoa vai para outro ciclo, depois que deixa de ser atleta, se ela não tiver uma formação acadêmica, muitas vezes ela não sabe o que fazer e fica meio perdida.
Sobre o trabalho que vejo na CBDU — e falo de todo o coração —, o trabalho de todos vocês, junto com o do Deputado que apoia o esporte, apoia a CBDU, apoia os JUBs, digo que vocês estão pensando no nosso futuro. E eu fico muito feliz por que vê-los pensando em nós, em todos os jovens. Fico feliz por vê-los pensando em dar uma oportunidade para todos nós.
Portanto, eu estou aqui representando os atletas e quero dizer que vocês estão fazendo diferença não só na minha vida, mas também na vida de vários jovens que estão no meio do mundo, no Brasil.
Então, eu só tenho a agradecer mesmo, porque, assim como mudaram a minha vida, vocês mudaram a vida de muita gente. E falo sério! Muito obrigada por me darem uma oportunidade de ser alguém, de poder mostrar para todo mundo que eu posso ser diferente. Eu queria, de coração mesmo, agradecer a todos vocês que apoiam o esporte e os estudos, a vida acadêmica. Muito obrigada! (Palmas.)
11:22
RF
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - A Yasmim Lima mandou bem, a Yasmim Lima falou muito bem! Parabéns!
Vê-se que realmente o esporte é transformador, só de tirar jovens da rua, da marginalidade, e de fazer a união com os estudos! Eu tenho certeza de que são duas ferramentas poderosíssimas que nós temos, o esporte e a educação. Juntas, elas realmente modificam a vida das pessoas.
Vamos ouvir agora a Luana Moura, também atleta universitária do judô.
A Yasmim é do Ceará; a Luana, de São Paulo — é a minha terra, que não poderia faltar!
Com a palavra a Srta. Luana Moura.
A SRA. LUANA MOURA - Bom dia a todos!
Eu gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui para contar a minha vivência com os JUBs. Eu já participei de quatro edições. Ainda não conquistei o meu ouro. Então, ano que vem, estarei lá mais uma vez.
Eu gosto muito desse evento porque, desde a primeira vez que eu participei dos JUBs, foi algo diferente. Nós estamos acostumados, a cada final de semana, a termos uma competição. São competições, vamos dizer assim, de uma estrutura básica. Já o JUBs é algo realmente grandioso, desde a questão da abertura, de toda a cerimônia. São várias modalidades numa mesma competição. Chega até a ser próximo do que vemos numa Olimpíada, vamos dizer assim. Podemos dizer que é como se fosse a nossa Olimpíada aqui no Brasil, porque abrange todas as modalidades. Então, é algo realmente grandioso. É de encher os olhos e de dizer: "Quero estar lá, é algo que eu vou buscar". E, para conseguirmos buscar isso, nós precisamos de todo o incentivo de todos vocês.
Eu estou finalizando a minha primeira graduação. Já iniciei uma pós-graduação, e, graças à CBDU e às bolsas de estudo, já me ofereceram mais uma graduação, além da pós-graduação que estou fazendo. Então, não fosse por essas bolsas, eu não estaria fazendo uma segunda ou — quem sabe, em mais 3 ou 4 anos? — uma terceira graduação. Então, eu sou muito grata a tudo isso, ao que o esporte vem me proporcionando, porque também, se não fosse por ele, seria bem difícil continuarmos o estudo.
Espero muito que os JUBs do ano que vem sejam tão grandes quanto foi o deste ano em Brasília. Será meio difícil superar, foi um evento sensacional, mas a expectativa está lá em cima.
E eu agradeço muito ao Deputado Julio Cesar Ribeiro, ao Secretário Executivo Lindberg, ao nosso Presidente Luciano, ao Vice-Presidente Alim, por tudo o que vocês vêm fazendo pelo esporte universitário. É algo, assim, grandioso. Nós temos que realmente agradecer. Isso faz total diferença na vida dos atletas universitários. Nós vamos lembrar para o resto da vida de tudo isso!
Obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Obrigado, Luana Moura! Você é de qual cidade de São Paulo?
A SRA. LUANA MOURA - Atualmente, eu estou em São Caetano, mas sou de Mogi das Cruzes, do interiorzinho de lá.
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Eu conheço as duas cidades. Eu nasci em São Bernardo do Campo, do ladinho de São Caetano. Morei na Perrella, perto da estação de trem.
A SRA. LUANA MOURA - Pertinho! (Risos.)
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Conheço uma boa parte ali! (Risos.)
Obrigado pela sua participação. Vamos torcer para, no ano que vem, você ganhar o ouro!
A SRA. LUANA MOURA - Assim espero!
11:26
RF
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - E não pode desistir jamais. Assim como o Brasil, tem que esperar agora 4 anos. Mas, vamos mudar de assunto.
Queria também conceder a fala ao meu amigo Alim Neto, Vice-Presidente da CBDU. Não posso perder a oportunidade de conceder-lhe a palavra também por alguns minutos para que você fale aí um pouquinho da CBDU e dos jogos. Tanto você como o Luciano, juntamente com toda a diretoria, vêm fazendo esse trabalho. Eu acho que o que sobressai na CBDU é que realmente nós vemos ali uma equipe, desde a diretoria, passando pelos funcionários. É muito bom ver isso. Quem ganha são os atletas universitários.
Bom dia, Alim.
O SR. ALIM MALUF NETO - Bom dia, Deputado. É um prazer enorme estar aqui na Casa do Povo e fazer uso da palavra. Agradeço muito o apoio que o senhor vem dando ao esporte universitário nacional, ao esporte, em geral, do nosso País. Agradeço muito à Deputada Celina Leão. Márcio, transmita o meu agradecimento a ela, à toda equipe da Secretaria e à nossa amiga Giselle pelo apoio que foi dado ao esporte universitário durante esses últimos 2 anos aqui em Brasília. Nós somos daqui, a nossa sede é aqui em Brasília e nós nos sentimos em casa. Agradeço muito à nossa equipe, aos nossos diretores, aos nossos funcionários.
Um agradecimento também muito especial, Deputado Julio Cesar Ribeiro, às 27 federações universitárias de nosso País, que são as que fazem a base do nosso movimento. São mais de 80 mil alunos/atletas que participam do nosso sistema. Então, isso vem tudo da base do nosso sistema. Por isso, é muito importante fazer esse agradecimento público a todas as 27 federações estaduais do nosso País.
Agradeço ao Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cidadania. Agradeço à equipe da SNELIS, que foi fantástica durante esse período no qual nós fizemos as parcerias com o JUBs.
Quero dizer para os nossos atletas que nós fazemos esse trabalho exatamente por vocês e para vocês. Nos últimos anos, essa equipe da CBDU não mediu esforços para que possamos dar a vocês a melhor qualidade em nossos eventos, em nossas competições e uma melhor representação do nosso País nas competições internacionais. O Brasil veio, há 2 meses, do 2º lugar nos Jogos Universitários Pan-Americanos, o FISU America Games. Nós somos top 15 no mundo em resultados, mas também somos, sem dúvida, a melhor federação nacional no sistema FISU por nossa qualidade nos nossos eventos e pela nossa participação. Somos campeões mundiais de basquete 3 por 3, somos vice-campeões mundiais no futebol, somos campeões no futsal.
Então, deixo isso registrado, Deputado, tudo fruto do apoio que vem sendo dado por todos vocês e por todas as nossas equipes.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Obrigado, Alim Neto.
Finalizadas, então, as apresentações.
Só quero deixar registrado que entrou em contato conosco a Confederação Brasileira de Futebol Americano — CBFA. Eles estão dizendo aqui: "Vamos colocar o flag no JUBs?" Fica uma dica aí. Quem sabe também o JUBs do ano que vem possa ter o futebol americano ou o flag. O flag é menor, mas é um sonho. O futebol americano vem crescendo. Ontem, assisti um pouquinho ao futebol americano; é um show lá fora. Eu estive em Itapecerica da Serra na semana retrasada, acompanhando o Campeonato Sul-Americano de Flag Football, e é sensacional mesmo. Havia jovens que vieram da Argentina, do Uruguai, do Chile e da Colômbia, tanto do masculino como do feminino. Fica aí uma sugestão. Quem sabe?
Antes de encerrar, só queria perguntar à Fabiola Molina e ao Luciano se querem fazer alguma consideração final para que possamos encerrar a sessão.
Eu abro o microfone para a Fabiola e pergunto se quer fazer mais uma colocação.
11:30
RF
A SRA. FABIOLA MOLINA - Obrigada, Deputado. É só para parabenizar realmente o Luciano, a CBDU e todos os envolvidos com o esporte que vêm fazendo esse trabalho magnífico. Acho que os números, os resultados e as histórias dos atletas falam por si só. Podemos ver esse impacto que a CBDU consegue criar na vida das pessoas com o apoio de tantas pessoas — e o senhor sendo uma delas.
Então, quero só dizer da nossa satisfação de fazer parte desse processo, da nossa satisfação de ter sido atleta, de ter passado pelos JUBs e de hoje estar aqui vendo esse trabalho maravilhoso. Realmente estão todos de parabéns. Luciano, parabéns! Tem sido um prazer trabalhar com vocês da CBDU. Desejo-lhes sempre muito sucesso. Desejo-lhes sempre muitas vitórias, muitas realizações. Eu tenho certeza de que o ano que vem vai ser melhor do que este ano. A Luana falou que é difícil superar, mas quem é do esporte sempre se supera.
Então, eu espero realmente que o ano que vem seja maior e melhor também.
Parabéns, Luciano! Parabéns a todos!
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Obrigado, Fabiola.
Tem a palavra o Sr. Luciano para suas considerações finais.
O SR. LUCIANO CABRAL - Fabiola, obrigado pelas palavras. Obrigado também por todo o apoio.
Quero deixar registrado aqui, para quem não sabe, que a Fabiola nadou no JUBs, nadou na Universíade de Verão, foi atleta da Universíade. É uma atleta que conhece muito do esporte universitário e hoje é Secretária Nacional de Esporte. Contamos com você na temporada de 2023. O calendário já está pronto, começa em março e contamos com você conosco na próxima temporada para continuar apoiando o esporte universitário.
Deputado, obrigado por tudo. Agradeço ao Lindberg e a todos aqui da Câmara. Encerramos aqui um ciclo. Encerramos aqui uma temporada, mas já deixamos também a informação de que o Calendário 2023 já está pronto. Começaremos a trabalhar com ele em janeiro, com competições e eventos a partir de março, aqui em Brasília. Nossas primeiras atividades serão aqui em Brasília. Os primeiros eventos serão em março aqui em Brasília, começando a temporada 2023, para fazê-la ainda maior e ainda melhor com o apoio de vocês.
Muito obrigado, Deputado Julio. Obrigado a todos vocês. E, claro, obrigado também aos funcionários da CBDU. Quero deixar aqui o nosso abraço e o nosso agradecimento pela oportunidade de estar aqui com vocês. É uma forma até de sermos gratos aos funcionários e aos colaboradores pelo trabalho realizado durante o ano todo. Assim, vocês podem ver como nosso trabalho se encerra, como prestamos contas publicamente do que fazemos durante todo o ano.
Obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Julio Cesar Ribeiro. REPUBLICANOS - DF) - Agradeço também a presença da Yasmim Lima, da Luana Moura e dos funcionários da CBDU.
Por fim, faço um agradecimento especial ao querido Lindberg Junior, nosso Secretário-Executivo, e que esse agradecimento também fique registrado a todos que fazem parte desta Comissão. Durante esses 4 anos — eu fiquei 4 anos na Comissão do Esporte, do primeiro momento até agora, momento que se aproxima do final —, eu posso realmente ressaltar a forma como os funcionários me trataram, ou seja, com muito respeito e, acima de tudo, com muito profissionalismo. Portanto, fica aqui registrado o meu agradecimento a cada um dos servidores, à Alessandra e a todo pessoal da sua equipe. Obrigado, Lindberg.
Desejo a todos um feliz Natal, um feliz Ano-Novo e que realmente o ano de 2023 seja um ano de muito sucesso para cada um de nós.
Agradeço a presença de todos.
Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente reunião.
Voltar ao topo