3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 56 ª LEGISLATURA
Comissão do Esporte
(Descerramento da foto do Presidente da Comissão em 2019)
Em 9 de Dezembro de 2021 (Quinta-Feira)
às 9 horas e 45 minutos
Horário (Texto com redação final.)
09:56
RF
O SR. PRESIDENTE (Felício Laterça. PSL - RJ) - Bom dia, senhoras e senhores!
Na qualidade de integrante da Comissão do Esporte, declaro aberta esta cerimônia de descerramento da foto do Deputado Fábio Mitidieri na galeria de ex-Presidentes da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.
Convido para tomar lugar à mesa o Deputado Fábio Mitidieri. (Palmas.)
Gostaria de agradecer a todos pelo comparecimento e tecer algumas palavras em homenagem ao Deputado Fábio Mitidieri, Presidente da Comissão do Esporte em 2019.
Eleito nesta legislatura, pelo PSD, como Deputado Federal mais votado de Sergipe e o quarto mais votado do Brasil, proporcionalmente, com 102.899 votos, Fábio Mitidieri tem atuado ativamente por um Sergipe melhor, destacando-se nos debates nas Comissões e no Plenário da Casa.
Fábio Mitidieri iniciou a vida pública em 2008, como Vereador em Aracaju. Em 2011, assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Capital sergipana, deixando uma marca significativa com vários projetos implementados, desde o Bolsa Atleta até a realização de diversos campeonatos que valorizaram e incentivaram inúmeros atletas de Aracaju. Atuou também como Secretário de Estado do Trabalho de Sergipe, em 2013. Atualmente, em Brasília, é um político determinado e atuante que integra, como titular, duas Comissões e, como suplente, uma Comissão na Câmara dos Deputados.
Seu mandato já beneficiou as 75 cidades de Sergipe, para onde destinou mais de 208 milhões de reais em emendas, que ajudaram a melhorar áreas como saúde, segurança e infraestrutura, além de fomentar o turismo e o esporte no Estado.
Desde o seu primeiro ano de mandato como Deputado Federal, em 2015, tem sido membro desta Comissão. Ocupou cargo na Mesa Diretora deste colegiado desde que se tornou Deputado Federal, em 2015. Em 2019, teve a honra de assumir a Presidência e atualmente é o 3º Vice-Presidente do colegiado.
No exercício de sua gestão, foram apreciados 73 requerimentos, deliberados 29 pareceres a projetos e realizados 79 eventos.
Passo a palavra ao colega Deputado Fábio Mitidieri, quase vizinho de gabinete, Presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados em 2019.
O SR. FÁBIO MITIDIERI (PSD - SE) - Primeiro, eu quero agradecer ao Deputado Felício, hoje Presidente desta audiência da Comissão do Esporte.
Para mim, é uma honra muito grande não só estar em Brasília como representante do meu povo de Sergipe, como Deputado Federal, mas também ter presidido esta Comissão por 2 anos, devido à pandemia — no ano de 2020, nós não tivemos eleição, e, por essa excepcionalidade, tive a oportunidade de ser Presidente por 2 anos seguidos, mesmo que em 2020 não tenha havido trabalhos presenciais na Casa.
Quero agradecer a todos que estão hoje presentes; a todos que fazem do esporte a sua vida, para o que é necessária uma dedicação diária; e a todos que ajudam a transformar a vida de tantos jovens através do desporto.
Hoje vamos discutir aqui algo que, de certa forma, também me iniciou nessa vida, que é o desporto escolar. Eu tive a honra de quase jogar os Jogos Escolares Brasileiros — JEBs. Fui convocado, e, depois, não houve o evento no ano em que eu fui para a seleção. Depois, joguei os Jogos Universitários Brasileiros — JUBs, com o Antônio Hora, que hoje é Presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar — CBDE; na época, ele era o coordenador da seleção sergipana e foi quem me levou para lá.
O esporte ensina valores que são carregados para o resto da sua vida.
Está aqui nos prestigiando também o Prefeito Gilson Andrade, de Estância, do nosso Estado de Sergipe.
Obrigado, Prefeito.
Como eu dizia há pouco, o que aprendemos no esporte são valores que carregamos, que não se apagam. Ninguém tem garantia de que vai conseguir fazer com que uma atleta, como esta à nossa frente, possa vir a ser de seleção brasileira. Muitos ficam no caminho, muitos apenas têm o prazer de disputar. Mas o que se aprende — a disciplina, os valores, aprender a lidar com a vitória e com a derrota, porque ambos ensinam —, isso se leva para a vida, não se apaga.
10:00
RF
Eu aprendi com o esporte. Ele me ajudou a formar o meu caráter, a ser um cidadão melhor, um filho melhor, um pai melhor, a respeitar mais as pessoas, o próximo. Tudo isso são valores que eu aprendi dentro do esporte e que trago comigo no meu mandato aqui em Brasília. Poder hoje realizar este ato só faz vir à mente toda a nossa caminhada e o quanto o esporte me ajudou a chegar até aqui.
Para mim, enquanto Deputado, foi um prazer fazer parte desta Comissão em todos os anos dos meus mandatos. Eu sempre fiz parte da Comissão e sempre fiz parte da Mesa, o que é também outra honra para mim. Não é honra só ser Presidente, fazer parte da Mesa também o é. Em todos os anos dos meus mandatos, eu tive a oportunidade de fazer parte da Mesa e busquei atuar sempre na defesa do desporto brasileiro.
Agradeço a todos que fazem parte da Comissão do Esporte, aos meus colegas Deputados.
Agradeço ao meu partido, que me deu oportunidade, ao indicar o nome, de poder presidir esta Comissão.
Agradeço também a vocês que hoje estão aqui representando o esporte brasileiro, o esporte escolar, a vocês que fazem a Confederação Brasileira de Desporto Escolar — CBDE.
Aproveitando a oportunidade, haverá uma audiência pública para parabenizá-los pelo que eu vi no Rio de Janeiro, pela qualidade do evento, pela organização, pela coragem de fazer um evento no pós-pandemia com a grandiosidade que nós vimos.
Quero parabenizar V.Exa., Deputado Felício Laterça. Se não fosse o desprendimento de V.Exa. de destinar boa parte, a quase totalidade dos recursos das suas emendas para a realização desse megaevento, talvez nós não tivéssemos tido os JEBs. Então, a sua coragem, o seu desprendimento e o seu amor ao esporte e a tudo que ele representa têm que ser destacados e homenageados aqui.
Muito obrigado a todos. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Felício Laterça. PSL - RJ) - Deputado Fábio, é uma grande alegria estar aqui, neste momento, presidindo o descerramento da placa que nós vamos fazer em instantes. Eu ouvi as suas palavras, que são palavras que eu repito no meu dia a dia em defesa do esporte.
Como Parlamentar, sou um homem da segurança pública. Para que vocês entendam, fui policial civil, oficial de justiça, sou delegado de Polícia Federal e estou Deputado. Algumas vezes, despertaram em mim a saúde, o esporte e a assistência social como atividade parlamentar. Quanto ao esporte — acredito que eu sou um pouquinho mais velho do que V.Exa. —, eu pude participar dos JEBs, e isso faz toda a diferença.
Como V.Exa. asseverou e eu sempre digo nas minhas manifestações, o esporte traz hierarquia e disciplina. Isso é fundamental. Nós vemos ali uma adolescente. A outra, que também é uma garota jovem, é a mãe, não é? Nós sabemos — viu mãe? — a importância de uma criança, de um adolescente estar envolvido no esporte.
Então, para mim, é uma satisfação ter propiciado a volta dos Jogos Escolares Brasileiros e apoiar nosso Presidente da CBDE, o Antônio Hora Filho, e todos aqueles Presidentes estaduais. Isso foi uma grande alegria, uma marca do meu mandato. Se tudo der errado daqui para frente, eu já retomei os Jogos Escolares Brasileiros, pude propiciar isso junto com o Presidente da confederação, com quem vamos fazer audiência pública em alguns instantes. Portanto, minha parte está feita, o recado já está dado. Mas saibam que nós não vamos desistir, vamos seguir firmes lutando para que o esporte seja um direito de todos no nosso Brasil.
10:04
RF
Muito obrigado. (Palmas.)
Neste momento, convido o Deputado Fábio Mitidieri e os demais presentes para nos dirigirmos à galeria de fotos.
(Procede-se ao descerramento da placa.)
10:08
RF
O SR. PRESIDENTE (Felício Laterça. PSL - RJ) - Nada mais havendo a tratar, agradeço a presença de todos, ao mesmo tempo em que os convido para a reunião de audiência pública, logo mais, neste mesmo local, que irá apresentar o balanço dos Jogos Escolares Brasileiros — JEBs, na condução do Deputado Fábio Mitidieri.
Está encerrada a reunião.
Voltar ao topo