3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 56 ª LEGISLATURA
115ª SESSÃO
(Sessão Deliberativa Extraordinária (virtual))
Em 4 de Outubro de 2021 (Segunda-Feira)
às 10 horas
Horário (Texto com redação final)
10:40
RF
ABERTURA DA SESSÃO
O SR. PRESIDENTE (General Peternelli. PSL - SP) - A lista de presença registra o acesso de 314 Senhoras Deputadas e Senhores Deputados no Infoleg Parlamentar.
Está aberta a sessão deliberativa remota.
Sob a proteção de Deus e em nome do povo brasileiro iniciamos nossos trabalhos.
LEITURA DA ATA
O SR. PRESIDENTE (General Peternelli. PSL - SP) - Fica dispensada a leitura da ata da sessão anterior.
EXPEDIENTE
(Não há expediente a ser lido.)
ORDEM DO DIA
O SR. PRESIDENTE (General Peternelli. PSL - SP) - Passa-se à Ordem do Dia.
O SR. HILDO ROCHA (MDB - MA) - Por gentileza, Sr. Presidente, peço a palavra.
O SR. PRESIDENTE (General Peternelli. PSL - SP) - Pois não, Deputado.
O SR. HILDO ROCHA (MDB - MA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de comunicar que hoje à tarde, a partir das 14h30min, nós estaremos realizando um evento para comemorar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde.
Quero convidar V.Exa., o Deputado Gastão Vieira e os demais Deputados e colegas que se encontram presentes em Brasília para comemorarmos este dia juntamente com os agentes de saúde, que são profissionais da saúde fundamentais para a atenção primária. Será no Plenário nº 10 da ala das Comissões.
Também quero aproveitar e registrar uma reunião que tive no último sábado com o Prefeito de São José de Ribamar. Nesse encontro traçamos estratégias para conseguir recursos federais para o Município e também para iniciar, com recursos de emendas do Deputado Hildo Rocha, a obra de revitalização da orla da praia de São José de Ribamar, da ordem de 2 milhões de reais. O recurso já se encontra nos cofres da Prefeitura, e o Prefeito, dentro de 10 a 15 dias, irá iniciá-la.
Esse é o registro que eu queria fazer.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (General Peternelli. PSL - SP) - Obrigado.
Com a palavra o Deputado Gastão Vieira.
O SR. GASTÃO VIEIRA (Bloco/PROS - MA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Deputado General Peternelli, eu uso a palavra para recordar dois fatos que aconteceram comigo no fim de semana que mostram aquilo que o Parlamentar nunca deve deixar de fazer para ficar sempre e permanentemente na memória do seu eleitor.
Eu estive na sexta-feira num Município pequeno do Maranhão, que o Deputado Hildo Rocha conhece, chamado Buriti de Inácia Vaz. Não tenho lá apoio oficial de ninguém, nem de Prefeito, nem de ex-Prefeito, mas tive uma boa recepção da população. Na medida em que eu ia dizendo as obras que eu tinha realizado no Município nesses meus seis mandatos de Deputado Federal, a reação da população era muito forte.
Isso me deixou feliz, e eu ensinei uma lição, modestamente, sem nenhum tipo de preconceito, para aqueles que estão querendo ser Deputados agora. Disse para eles: Aprendam! Vocês que querem ser Deputados respeitem o seu eleitor, pensem antes no que ele está precisando, e não façam absolutamente nada que possa manchar a imagem de vocês como Parlamentares.
10:44
RF
E no sábado — o meu querido amigo Deputado Hildo Rocha também conhece — eu fui a Rosário, Município onde realizei a maior obra como Ministro do Turismo: a revitalização de uma estação rodoviária imensa, muito bonita, uma das mais bonitas do Maranhão. Nós fizemos essa revitalização para fazer de Rosário — que não tem uma atração turística conhecida, embora tenha algumas ainda da época da Balaiada, General — a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses.
Se você quer visitar Barreirinhas, Santo Amaro, Água Doce, tudo, você começa visitando Rosário. E a estação seria o lugar onde os ônibus parariam, as pessoas desceriam, receberiam informações sobre os Municípios que iriam conhecer daí para frente, informações sobre saúde, bares, restaurantes, etc. Infelizmente, nós não dominamos as coisas: a estação está servindo de sede para algumas secretarias municipais, o que é extremamente lamentável.
Mas eu lhe digo, Deputado General Peternelli, que o orgulho de ser Deputado aflorou permanentemente em mim durante esses 2 dias em que visitei o interior do meu Estado.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (General Peternelli. PSL - SP) - Parabéns, Deputado!
A Presidência informa que, conforme comunicado de Lideranças partidárias, não houve acordo para apreciação das matérias constantes da Ordem do Dia.
ENCERRAMENTO
O SR. PRESIDENTE (General Peternelli. PSL - SP) - Ante o exposto, vou encerrar os trabalhos, antes convocando Sessão Extraordinária para amanhã, terça-feira, dia 5 de outubro, às 10 horas, que será transformada em Comissão Geral para debater o tema A fome, uma mazela social agravada pela crise econômica e social ocasionada pela pandemia da COVID-19.
Convoco também Sessão Deliberativa Extraordinária para amanhã, terça-feira, dia 5 de outubro, às 15 horas, com a pauta remanescente da presente sessão. A apresentação de emendas, destaques e requerimentos procedimentais às matérias pautadas ocorrerá a partir das 9 horas do dia 5 de outubro de 2021.
O período de Breves Comunicados terá início às 14 horas do dia 5 de outubro. As inscrições serão realizadas por meio do aplicativo Infoleg.
Informo também que hoje às 18 horas, no Salão Negro, vamos acender as luzes cor-de-rosa, dando início aqui no Congresso Nacional ao Outubro Rosa, muito importante para a prevenção do câncer.
Está encerrada a sessão.
(Encerra-se a sessão às 10 horas e 46 minutos.)
Voltar ao topo