1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 56 ª LEGISLATURA
143ª SESSÃO
(Sessão Não Deliberativa Solene)
Em 11 de Junho de 2019 (Terça-Feira)
às 9 horas
Horário (Texto com redação final)
09:12
RF
ABERTURA DA SESSÃO
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus e em nome do povo brasileiro iniciamos nossos trabalhos.
LEITURA DA ATA
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Fica dispensada a leitura da ata da sessão anterior.
EXPEDIENTE
(Não há expediente a ser lido.)
HOMENAGEM
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Esta Sessão Solene em homenagem aos 111 anos da imigração japonesa foi requerida pelo Deputado Luiz Nishimori.
09:16
RF
Convido para compor a Mesa o Deputado Kim Kataguiri, que chegará daqui a 15 minutos; o Deputado Vitor Lippi; a Deputada Distrital Júlia Lucy; o Sr. Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil; o Sr. Hiroshi Sato, Representante Chefe da JICA — Japan International Cooperation Agency; o Sr. Toshifumi Murata, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil.
Convido todos para, em posição de respeito, ouvir o Hino Nacional do Japão, interpretado pelo Coral Nipo-Brasileiro do Distrito Federal, sob a regência da Profa. Erci Kimiko Inokuchi.
(É executado o Hino Nacional do Japão.)
09:20
RF
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Agradeço pela apresentação ao Coral Nipo-Brasileiro do Distrito Federal. (Palmas.)
Convido todos para acompanhar, em posição de respeito, o Hino Nacional do Brasil.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Eu vou fazer a leitura de mensagem do Presidente da Câmara dos Deputados, o Deputado Rodrigo Maia.
"Senhoras e Senhores, ao mesmo tempo que saúdo os presentes a esta sessão solene em homenagem aos 111 anos da imigração japonesa, cumprimento o Deputado Luiz Nishimori pela iniciativa da celebração.
09:24
RF
Nesta oportunidade, a Câmara dos Deputados expressa o reconhecimento do povo brasileiro aos japoneses que aqui se estabeleceram e a seus descendentes. Eles ajudaram e continuam ajudando a construir o nosso País, assim como imigrantes e descendentes de muitas outras etnias que escolheram o Brasil como sua terra.
Hoje, os cerca de 1,6 milhão de brasileiros de origem japonesa enriquecem a nossa sociedade e constituem a maior comunidade nikkei fora do Japão. Perfeitamente integrados, contribuem para fazer de nosso País um local de respeito às diferenças e de coexistência pacífica de pessoas vindas de diversas partes do mundo.
Quando aqui chegaram, os pioneiros que desembarcaram do Kasato Maru, no Porto de Santos, em 18 de junho de 1908, encontraram uma terra cheia não só de promessas, mas também de desafios. Com muita disciplina e disposição para o estudo e o trabalho, eles foram superando as dificuldades e foram, geração após geração, fincando raízes em diversos rincões do território nacional.
Partindo de São Paulo e do trabalho na lavoura, começaram a desenvolver outras atividades e chegaram até o Amazonas e o Pará. Com o passar do tempo, influenciaram vários aspectos da vida nacional. Difundiram novos métodos de cultivo, desempenhando importante papel na transformação do Cerrado em polo do agronegócio, nos anos 1970. De modo semelhante, vêm concorrendo para dinamizar nossos setores da indústria, do comércio e dos serviços.
Atualmente, o Japão figura como o terceiro principal parceiro comercial do Brasil na Ásia, sendo responsável pelo sexto maior estoque de investimentos externos diretos em nosso País. Essa parceria é reforçada pela atuação de diversas empresas japonesas em território nacional, bem como pelos projetos de cooperação técnica realizados em diversas áreas, com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão — JICA. E há ainda grande potencial a ser explorado nessa agenda bilateral, nos campos da ciência, da tecnologia e da inovação.
Mais significativos do que os laços econômicos, entretanto, continuam sendo os laços de amizade e respeito, que vêm sendo reforçados desde a chegada do Kasato Maru ao Porto de Santos, há 111 anos.
09:28
RF
Esta homenagem, portanto, além de um agradecimento à comunidade nipo-brasileira, é também ocasião de renovar esses laços, na esperança de que continuem a produzir bons resultados em benefício de nossos dois povos.
Muito obrigado."
Essa é o pronunciamento do Deputado Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados. (Palmas.)
Quero agradecer ao Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o nobre Deputado Alceu Moreira, pela presença.
Por favor, fique à vontade.
O SR. ALCEU MOREIRA (Bloco/MDB - RS. Sem revisão do orador.) - Bom dia a todos.
Bom dia, Sr. Presidente Luiz Nishimori.
Três motivos fizeram com que eu viesse aqui nesta manhã, três absolutamente nobres e justos motivos. O primeiro deles é o de trazer o meu abraço a essa figura humana e querida que é o nosso colega, o companheiro leal e dedicado, uma pessoa com a qual caminhar junto e conviver nos dá muito orgulho, o nosso irmão Luiz Nishimori. Se o Japão queria dar um presente ao Parlamento brasileiro, não poderia ter mandado para cá alguém melhor do que ele.
O segundo motivo é a comunidade nipo-brasileira. Nossos hábitos e costumes e nossa agricultura seriam certamente muito diferentes se naquele dia não tivessem chegado aqueles japoneses ao Porto de Santos. Vieram de um país com experiência milenar os ensinamentos da cultura japonesa, principalmente da cultura de pequenos espaços de terra. Eles trouxeram a agricultura, trouxeram conhecimento, mudaram a nossa cultura e a nossa conduta. Eles têm outro nível de compromisso, de integridade, têm outra forma de viver. Isso só enriqueceu a nossa comunidade.
O terceiro motivo é a relação comercial com o Japão. Estivemos há pouco tempo na Ásia e vimos no Japão um país absolutamente consolidado, comprometido com a sua cultura, absolutamente comprometido com os seus costumes, vivendo nos seus limites sociais. É um país absolutamente limpo, organizado, ordeiro, um exemplo de sociedade para o mundo. Mesmo tendo sido vítima de uma guerra gigantesca, ainda assim se coloca numa condição de protagonista da tecnologia mundial.
Digo com toda a franqueza que, neste momento, não tenho dúvida de que represento os 272 Parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária, em nomes dos quais trago um abraço ao nosso irmão Luiz Nishimori e a toda a comunidade japonesa.
Um grande abraço. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Deputado Alceu Moreira, que tem trabalhado muito em prol da nossa agricultura. É um grande Deputado.
Eu também queria agradecer a presença do Deputado Rodrigo Agostinho.
Neste momento, eu passo a palavra para o Embaixador do Japão no Brasil, o Sr. Akira Yamada.
Por favor, Embaixador.
09:32
RF
O SR. AKIRA YAMADA - Exmo. Sr. Luiz Nishimori, Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Japão; Exmo. Sr. Kim Kataguiri, 1º Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Japão; Exmo. Sr. Vitor Lippi, 2º Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Japão; Exma. Sra. Júlia Lucy, Deputada Distrital; demais Deputados Federais; distintos convidados, senhoras e senhores, queridas crianças, em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos por esta maravilhosa oportunidade de comemorar o dia da imigração japonesa deste ano.
Desde que chegaram, em 1908, apesar de terem enfrentado inúmeras dificuldades, os primeiros imigrantes japoneses dedicaram-se com afinco, e os seus descendentes deram uma grande contribuição ao desenvolvimento do Brasil e tornaram-se hoje membros indispensáveis da sociedade brasileira.
Atualmente, a comunidade nipo-brasileira no Brasil é composta por aproximadamente 2 milhões de pessoas, e, no Japão, vivem cerca de 200 mil brasileiros.
Os dois países, que são apoiados nesse laço pessoal, compartilham valores fundamentais como democracia, liberdade e império da lei, construindo as relações tradicionalmente amigáveis. Até agora, têm implementado em conjunto diversos projetos de grande escala, chamados "projetos nacionais". Por exemplo, podemos citar o desenvolvimento agrícola dos Cerrados, USIMINAS, Celulose Nipo-Brasileira — CENIBRA, Ishikawajima do Brasil Estaleiros S.A. — ISHIBRAS, Alumínio Brasileiro S.A. — ALBRAS, o desenvolvimento de Carajás etc. Especialmente o PRODECER — Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados transformou a região dos Cerrados em uma das maiores regiões produtoras agrícolas, transformando o Brasil um dos maiores produtores e exportadores de soja do mundo. Considero esse projeto como aquele de que tanto os japoneses quanto os brasileiros devem se orgulhar. Além disso, o Japão tem contribuído em áreas como infraestrutura urbana, transmissão digital de sinal de televisão, prevenção de desastres naturais e introdução do modelo de polícia comunitária Koban. Também nos foros internacionais os dois países vêm fortalecendo as cooperações em áreas como a reforma das Nações Unidas, mudança climática, meio ambiente, reforma da Organização Mundial do Comércio — OMC etc.
No ano passado, quando comemoramos os 110 anos da imigração japonesa, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene aqui neste plenário. Durante todo o ano passado, foram realizadas inúmeras visitas de autoridades, como a visita de Sua Alteza Imperial, o Príncipe Herdeiro, a visita ao Japão do Sr. Eunício Oliveira, Presidente do Senado Federal, a visita de Sua Alteza Imperial, a Princesa Mako, a 5 Estados e a 14 cidades do Brasil e as visitas recíprocas dos chanceleres dos dois países, o que tornou maravilhoso o ano dos 110 anos de imigração, um ano em que as relações de amizade entre os dois países se fortaleceram ainda mais.
09:36
RF
Em 2019, os dois países entraram numa nova era. No Brasil, começou o Governo do Presidente Bolsonaro, em janeiro, com uma grande renovação no Congresso Nacional, e um novo vento está varrendo todo o Brasil. E, no Japão, Sua Alteza, o Príncipe Herdeiro, foi entronizado, foi elevado ao trono como Sua Majestade, o Imperador do Japão, iniciando uma nova era, chamada Reiwa, que significa harmonia auspiciosa. A minha intenção é a de desenvolver ainda mais as relações bilaterais históricas e trabalhar em conjunto com o Brasil, nos foros internacionais, em prol da paz, da estabilidade e da prosperidade do mundo nesta nova era de Reiwa.
Em relação às relações bilaterais, em janeiro deste ano, foi realizada a Reunião de Cúpula Japão-Brasil e foi estabelecida uma relação de confiança entre os dois Chefes de Governo.
Em fevereiro, com a visita de jovens Deputados brasileiros ao Japão, inclusive do Deputado Kim Kataguiri, que é um nikkei, teve início um novo intercâmbio parlamentar.
Neste ano, como o Japão preside o G-20, serão realizadas no Japão as oito reuniões ministeriais do G-20, no total, ao longo do ano, sendo que, no final deste mês, será realizada a Cúpula do G-20, em Osaka. Estão previstas as visitas de um número grande de autoridades ao Japão, incluindo a do Presidente Bolsonaro.
Espero que, nesta oportunidade, as cooperações entre os dois países se fortaleçam ainda mais. Estamos pensando em buscar o fortalecimento de parceria entre os dois países em diversas áreas, como o combate à corrupção, o combate ao crime, a defesa civil etc., além de cooperações em áreas como meio ambiente, ciência e tecnologia, educação, digital, defesa, por exemplo. Além disso, estou convicto de que, se as reformas no Brasil avançarem, muitas empresas japonesas voltarão a olhar para o Brasil novamente, para se instalar no Brasil e aumentar o investimento.
Em relação às cooperações nos foros internacionais, até o presente momento, o Japão e o Brasil vêm desenvolvendo parceria nos foros através de cooperações com vistas à reforma das Nações Unidas, incluindo a do Conselho de Segurança, à reforma da OMC, às cooperações triangulares na América do Sul e na África, à parceria na área de mudança climática, à cooperação como defensores do sistema de livre comércio, etc.
09:40
RF
O Presidente Bolsonaro me disse: "Quero que considere que sou amigo do Japão." Espero que os dois países continuem trabalhando juntos, como parte da Parceria Estratégica Global, sobre as agendas internacionais diversas, além de fortalecerem as cooperações bilaterais.
Para terminar minhas palavras, gostaria de reiterar os meus agradecimentos, como Embaixador do Japão no Brasil, a todos os Deputados Federais e às pessoas ligadas às duas Casas, ao Governo, à Câmara Legislativa do Distrito Federal e à comunidade nikkei, que estão apoiando as relações entre os dois países.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Embaixador Akira Yamada.
Eu convido o Embaixador para receber a nossa homenagem, da Câmara Federal.
Convido também o Deputado Kim Kataguiri, o Deputado Vitor Lippi e a Deputada Distrital Júlia Lucy a participarem da homenagem. (Palmas.)
(Procede-se à condecoração.)
O SR. VITOR LIPPI (PSDB - SP) - Leio o conteúdo da placa de menção honrosa:
Câmara dos Deputados
Menção honrosa ao Sr. Akira Yamada
Homenagem, gratidão e reconhecimento pela dedicação, pelo trabalho e pelos relevantes serviços prestados em prol da relação bilateral e diplomática entre o Brasil e o Japão e por toda a colaboração e o intercâmbio, que têm promovido desenvolvimento e crescimento para as duas nações.
Grupo Parlamentar Brasil/Japão
Deputado Federal Luiz Nishimori. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Convido agora a usar a palavra por 5 minutos o Representante Chefe da JICA, o Sr. Hiroshi Sato.
O SR. HIROSHI SATO - Bom dia a todos.
Exmo. Sr. Luiz Nishimori, Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Japão; Exmo. Sr. Kim Kataguiri, membro do Grupo Parlamentar Brasil/Japão; demais Deputados Federais; demais autoridades presentes; senhoras e senhores, agradeço por esta oportunidade de falar sobre a Agência de Cooperação Internacional do Japão, a JICA.
Em julho de 2017, definiu-se a nova visão da JICA como Unindo o mundo com laços de confiança.
Ao longo dos anos, a JICA fortaleceu a confiança por meio da execução de vários projetos, e continuamos a ter a confiança como conceito básico da cooperação para o desenvolvimento do Japão. Assim temos promovido as nossas atividades.
A relação de cooperação econômica entre o Brasil e o Japão remonta ao ano de 1959. Neste ano comemoramos os 60 anos dessa relação.
Para nós da JICA é uma grande honra ocupar este espaço nesta Casa e apresentar as nossas atividades, neste ano simbólico para os nossos países.
Como uma das atividades representativas na área de agricultura, podemos citar o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados — PRODECER. Como resultado do programa, os Cerrados, que eram improdutivos naquela época, transformaram-se em uma região de grande produção de grãos, e é de conhecimento de todos que o Brasil é um grande fornecedor de soja e outros grãos.
09:44
RF
Além da área agrícola, tivemos apoio nas áreas de saúde, formação profissional, com o SENAI, prevenção de desastres naturais, meio ambiente, entre outros.
Atualmente, temos executado o Projeto de Multiplicação de Policiamento Comunitário, com o objetivo de melhorar a situação de segurança pública do Brasil. Como resultado, em abril deste ano, foi lançada a Diretriz Nacional de Polícia Comunitária, pelo Governo Federal. Esperamos a maior disseminação do conceito nacionalmente.
Estas cooperações técnicas realizadas no Brasil têm-se ampliado para os países da América Latina e da África.
No âmbito da cooperação financeira, a JICA fez aporte financeiro para grandes projetos nacionais, como a USIMINAS e a CENIBRA. Nos projetos de cooperação financeira, de empréstimo concessional, a JICA fez investimentos de aproximadamente 3,5 bilhões de dólares americanos, principalmente na melhoria do meio ambiente e de infraestrutura de transportes. Como um exemplo representativo podemos citar o projeto de rebaixamento da calha do Rio Tietê, em São Paulo, e os projetos de esgotamento sanitário nos Estados de São Paulo e da Bahia, entre outros.
Ao mesmo tempo, concentramos os nossos esforços em capacitação de recursos humanos, principalmente de funcionários públicos, e até agora 11.580 técnicos brasileiros receberam treinamento no Japão nas mais variadas áreas.
Este ano estamos comemorando os 111 anos da imigração japonesa no Brasil. Estamos apoiando as iniciativas das sociedades nikkei através de treinamento no Japão, assim como o envio de voluntários para as sociedades nikkei. Em termos de envio de voluntários, já trouxemos no total 1.121 voluntários para atuar no esporte, no ensino da língua japonesa, entre outras áreas, trabalhando para aprofundar os laços de confiança entre os nossos países, em nível de comunidade.
09:48
RF
Atualmente, como parte de uma nova iniciativa, estamos nos esforçando na parceria com as empresas privadas e com a capacitação da camada de liderança que se tornarão a ponte de confiança entre os nossos dois países. Quanto à parceria com as empresas privadas, ao mesmo tempo em que aproveitamos o bom relacionamento de confiança com os órgãos do Governo, aprimorado até o momento, também incluiremos na parceria a Sociedade Nikkei, que trabalha ativamente em várias áreas no Brasil.
Em relação à capacitação da camada de liderança, neste ano estabelecemos o Programa de Estudo do Desenvolvimento Japonês, a Cátedra Fujita-Ninomiya, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo para promovemos o desenvolvimento de recursos humanos pró-Japão.
A JICA continuará a envidar esforços para assegurar que o Japão e o Brasil estejam firmemente unidos por meio de laços de confiança, e, além disso, que esses laços de confiança entre os nossos países também envolvam os países vizinhos e de outras regiões.
Para finalizar, agradeço do fundo do coração a todos a realização desta brilhante sessão solene.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Sr. Hiroshi Sato, da JICA.
Convido o Deputado Kim Kataguiri para entregar a Menção Honrosa.
(Procede-se à condecoração.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Eu quero registrar a presença honrosa do Senador Esperidião Amin, que muito bem representa o Senado da República, e também de sua esposa, Deputada Angela Amin, que em breve usará da palavra.
Quero agradecer as presenças ao Sr. Ricardo Augusto, de Pinhais, Paraná; ao Deputado Luizão Goulart, do PRB, que usará da palavra; ao Sr. Magno Barbosa, representante do Deputado Distrital; ao Sr. Tsuneyoshi Watanabe, representante da Associação Nipo-Brasileira de Vargem Bonita; ao Sr. Roberto Fujimoto, Presidente do Clube Cultural e Recreativo Nipo-Brasileiro; ao Sr. Wilson Takeshi Baba, Diretor-Geral da Sede da Sukyo Mahikari; e ao Sr. Moo-Shong Woo, Presidente do Conselho da Associação Being Tao.
09:52
RF
Agradeço aos alunos a presença. Há bastantes jovens e crianças aqui.
Agradeço à Escola Classe Chapadinha... (Palmas.)
Muito obrigado. Está muito bonita a presença de vocês aqui. A Diretora Jacilene está aqui, firme.
Agradeço à escola CED INCRA 08, à Diretora Solange, aqui presente. (Palmas.)
Agradeço à Escola CED Irmã Regina, à Diretora Jaci. (Palmas.)
Estão animados. Obrigado.
Escola Classe INCRA 6, à Diretora Rejane. (Palmas.)
Está bem animada a escola. Muito obrigado pela presença.
Mais uma vez, agradecemos a honrosa presença ao Coral Nipo Brasileiro do Distrito Federal, que está fazendo um belo trabalho. (Palmas.)
Quero convidar o Sr. Renato Ishikawa, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, para fazer parte da Mesa. (Pausa.)
Agradeço a presença à Deputada Carmen Zanotto e ao Deputado Vinicius Poit.
Convido o Sr. Toshifumi Murata, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, para usar da palavra, por 5 minutos.
O SR. TOSHIFUMI MURATA - Bom dia.
Exmo. Sr. Embaixador Akira Yamada, Exmo. Sr. Deputado Luiz Nishimori, Exmo. Sr. Deputado Kim Kataguiri, Exmo. Sr. Deputado Vitor Lippi, Exma. Sra. Deputada Júlia Lucy, senhoras e senhores, agradecemos imensamente o convite para esta importante sessão solene e também pela oportunidade de dar algumas palavras sobre a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e perspectivas das relações econômicas Brasil-Japão.
No contexto da imigração japonesa, gostaríamos de ressaltar a grande importância da nossa respeitada comunidade nipo-brasileira para o desenvolvimento das empresas japonesas no País. Nós nos sentimos extremamente honrados em participar desta comemoração.
A Câmara Japonesa foi fundada em 1926. Portanto, tem 93 anos de existência.
Atualmente, no ano de 2019, a entidade possui 350 associados, sendo que 220 deles são empresas japonesas; possui dez departamentos setoriais, tais como automotivo, metalmecânica, equipamentos eletrônicos, informação e comunicação, gêneros alimentícios e produtos químicos. As atividades da Câmara Japonesa são conduzidas essencialmente pelas comissões e departamentos setoriais, baseados nos três pilares — fornecimento de informações, intercâmbio pessoal e propostas aos Governos —, visando à promoção de relações econômicas entre Brasil e Japão e desenvolvimento dos negócios das empresas associadas.
09:56
RF
No século XXI, o Primeiro-Ministro do Japão, Junichiro Koizumi, realizou uma visita especial ao País. Em 2005, o então Presidente Lula visitou o Japão. Em junho de 2006 foi adotado o padrão japonês (padrão nipo-brasileiro) para a TV digital no País, que se estendeu também para outros países da América do Sul e parte das nações africanas, dando novas perspectivas às relações nipo-brasileiras.
Depois de um intervalo, desta vez de 10 anos, foi retomado o intercâmbio de Chefes de Governo, quando o Primeiro-Ministro Shinzo Abe visitou o Brasil, em agosto de 2014, e o Presidente Michel Temer, o Japão, em outubro de 2016.
Felizmente, observamos que o Presidente Jair Bolsonaro possui simpatia pelo Japão, e, com a sua diretriz favorecendo o livre mercado, temos grandes expectativas para o fortalecimento das relações econômicas nipo-brasileiras.
Refletimos a todo o momento sobre como a Câmara Japonesa pode cooperar no desenvolvimento deste precioso país, que acolheu com grande carinho os nossos imigrantes e as empresas japonesas.
Acompanhamos com enorme expectativa o andamento das reformas previdenciária e tributária, confrontando os desafios, a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Naturalmente, essas reformas irão alavancar melhorias no ambiente de negócios do País.
Na Câmara Japonesa também nos empenhamos para o desenvolvimento da competitividade industrial, sobretudo pela ajuda do nosso setor automotivo, elaborando iniciativas industriais para reforçar a competitividade dos fornecedores brasileiros, fortalecer a cadeia produtiva automotiva, através de ações, como capacitação de profissionais da área, e atração de pequenas e médias empresas japonesas.
Além disso, em sintonia com a atividade da indústria 4.0, recentemente foi criado grupo de estudos sobre inovação da Câmara Japonesa. Esse tem como objetivo compartilhar informações e propor discussões relevantes para buscar sinergia entre o que existe de melhor no Japão e no Brasil, nas áreas como, por exemplo, agronegócio e/ou saúde.
Encerro minhas palavras reiterando que, sempre encorajados pelo legado dos admiráveis imigrantes japoneses, a Câmara Japonesa continuará à disposição dos senhores para, juntos, trilharmos o caminho rumo às próximas décadas, cooperando para o desenvolvimento dos dois países.
Muito obrigado. (Palmas.)
10:00
RF
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Sr. Toshifumi Murata.
Convido o Sr. Toshifumi Murata para receber a Menção Honrosa das mãos da Deputada Distrital Júlia Lucy.
(Procede-se à condecoração.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Convido o Sr. Eduardo Suzuki, Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná para fazer parte da Mesa.
Quero agradecer a presença honrosa ao Deputado Evair Vieira de Melo, um Parlamentar muito atuante nas questões da agricultura, que entende de café — é um mestre em café.
Também agradeço a presença ao Deputado Baleia Rossi, nosso Líder, ao nosso eterno Deputado Mauro Pereira, à Deputada Adriana Ventura e ao Deputado Marcos Pereira.
Convido para fazer uso do microfone o Sr. Renato Ishikawa, Presidente do Bunkyo.
O SR. RENATO ISHIKAWA - Bom dia, minhas senhoras e meus senhores; Exmo. Deputado Luiz Nishimori, Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão; Exmo. Deputado Federal Kim Kataguiri; Exma. Deputada Distrital Júlia Lucy Marques Araújo; Exmo. Embaixador do Japão no Brasil, Sr. Akira Yamada; Exmo. Presidente Chefe do Escritório da JICA no Brasil, Sr. Hiroshi Sato; Exmo. Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Sr. Toshifumi Murata; Exmo. Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Sr. Eduardo Suzuki; demais autoridades presentes.
Temos a honra de participar desta cerimônia solene de 111 anos da imigração japonesa no Brasil para celebrar a história de nossos ancestrais.
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, que chamamos carinhosamente de Bunkyo, a qual tenho a honra de presidir, foi fundada em 1955, e já em 1958 participava da organização da primeira festividade da imigração japonesa no País, um evento com o objetivo de celebrar os 50 anos da chegada dos nossos imigrantes pioneiros ao Brasil.
Nossos pioneiros chegaram para trabalhar na terra, mas não eram somente produtores rurais. Havia nos navios diversos outros profissionais que escolheram o Brasil em busca de melhores condições. De qualquer forma, a agricultura foi uma das áreas mais favorecidas pelo intercâmbio entre o Brasil-Japão.
10:04
RF
Entre as inúmeras contribuições ao longo dos 111 anos que vamos comemorar no próximo dia 18 de junho, participamos das frentes de expansão desbravando regiões, aplicamos novas formas de plantio, recebemos técnicas japoneses para aprimoramento de cultivares, tivemos o financiamento do Japão para o PRODECER — Programa de Desenvolvimento dos Cerrados, e desenvolvemos na Amazônia um sistema agroflorestal buscando a preservação da floresta nativa, em harmonia com as áreas cultivadas.
Entre as famílias, aqueles escolhidos para não cultivar a terra tiveram que se empenhar duro nos estudos para conquistar qualificação em outras profissões, valorizando o sacrifício dos pais, além de buscar por um futuro ainda mais promissor para seus filhos. Hoje temos representantes em todos os segmentos sociais, inclusive entre Deputados da Casa.
Cabe também destacar a participação de empresas japonesas e de organizações da comunidade nipo-brasileira no desenvolvimento econômico, notadamente na área rural deste nosso Brasil. Aqui gostaria de citar somente alguns projetos concretizados.
O PRODECER — Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados conseguiu a transformação de matéria estéril do Cerrado brasileiro, que passou a ser o celeiro do mundo, permitindo a exploração agrícola do Centro-Oeste e da Amazônia brasileira, que se tornou o maior polo de produção agrícola do País.
A sustentabilidade agrícola com o sistema agroflorestal na região de Tomé-Açu, no Estado do Pará, é mais uma contribuição da comunidade nipo-brasileira. Trata-se do apoio do Governo japonês no desenvolvimento agrícola da Floresta Tropical da Amazônia, plantando árvores na lavoura e, entre as árvores, um consórcio de culturas tropicais como arroz, cacau, pimenta do reino e açaí, cada qual com épocas diferentes de colheita.
Descendentes de japonês elevaram a produção de uva na a região de Juazeiro e Petrolina, nos Estados de Bahia e Pernambuco, que se tornou um polo de produção de frutas do Nordeste.
A região de São Gotardo, que visitei recentemente, onde se iniciou o PRODECER, se tornou um grande polo tecnológico de agricultura, com produção de legumes e verduras em grande escala, formando um polo abastecedor de grandes centros urbanos.
Produtores associados da região de Pilar do Sul, no Estado de São Paulo, desenvolveram a patenteada uva Pilar Moscato, primeira uva gourmet do Brasil, dentre as diversas culturas proeminentes.
A cooperação Brasil-Japão trouxe muitos outros frutos, das quais podemos mencionar: CENIBRA — Celulose Nipo-Brasileira, fundada em 1973 na região de Minas Gerais; ALBRAS — Alumínio Brasileiro S.A., situada em Barcarena, a 100 quilômetros de Belém do Pará; ISHIBRAS — Ishkawajima do Brasil Estaleiros; USIMINAS, instalada em Ipatinga, Minas Gerais, uma das líderes de mineração e siderurgia nacional, com o apoio de empresas japonesas, que incorporou a paulista COSIPA — Companhia Siderúrgica Paulista, hoje líder na produção de aços na América Latina pela alta qualidade e alta produtividade decorrentes da elevada capacidade técnica transferida pelo Japão; e Grupo Jacto, empresa genuinamente brasileira, sediada em Pompeia, no Estado de São Paulo, implantada pelo imigrante japonês Shunji Nishimura, hoje administrada pelos herdeiros da segunda e terceira geração, que desenvolveu a primeira colheitadeira de café do mundo e que hoje lidera a produção de máquinas e equipamentos agrícolas de alta precisão.
10:08
RF
Ao celebrarmos os 111 anos da imigração japonesa, somos mais de 500 entidades nipo-brasileiras espalhadas pelo Brasil, atuando para a preservação da cultura de nossos ancestrais, e continuamos contribuindo para o engrandecimento deste País.
Nossa entidade, como representante da comunidade nipo-brasileira, mantém eventos relacionados às nossas raízes, como o encontro Bunkyo Rural, uma atividade itinerante que leva ciclos de palestras a diversas cidades do interior de São Paulo, em parceria com entidades nipo-brasileiras.
Também buscamos novas frentes e incentivamos o amadurecimento de novos líderes com o Fórum de Integração Bunkyo, um fórum nacional que reúne, anualmente, representantes da entidade de todo o País e jovens para discussão e debate, além de apoiar a realização de fóruns regionais, como o da Bahia.
Crescemos! Hoje a comunidade nipo-brasileira chega a 2 milhões de pessoas, que têm no mês de junho uma ocasião muito especial para relembrar a dificuldade enfrentada pelos pioneiros e celebrar a sua trajetória.
A comunidade nipo-brasileira sempre tem o reconhecimento especial do Japão. A cada marco de comemorações da imigração, recebemos a visita de um representante da Família Imperial real. Em 2008, no Centenário da Imigração Japonesa, foi o Príncipe Herdeiro Naruhito que esteve no Brasil e, no ano passado, celebrando os 110 anos da imigração, foi a Princesa Mako que nos honrou com a sua ilustre presença.
Eventos como esses são muito representativos para a nossa comunidade, e a solenidade de hoje só reforça os reconhecimentos que temos recebido nacionalmente, como o Dia Nacional da Imigração Japonesa, decretado pelo Congresso Nacional em 2005. Esses momentos nos relembram a nossa missão: "representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e a divulgação da cultura japonesa no Brasil e da brasileira no Japão, bem como incentivar e apoiar as iniciativas voltadas a esta finalidade".
Nesse sentido, temos enfrentado, como nossos pioneiros, inúmeros desafios, entre eles a necessidade de certificações que favorecem a realização das nossas atividades, como o CEBAS — Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, que nos tem permitido, desde 1967, ano da primeira certificação, isenção de tributos, que são convertidos para atividades voltadas principalmente a favor dos idosos. São projetos voltados ao envelhecimento saudável, mas que neste ano não conseguimos renovar. Gostaríamos de contar com o apoio dos senhores nesse sentido.
10:12
RF
Mesmo assim mantemos nossas tradições e, em junho, homenageamos uma média de 30 a 40 pessoas com 99 anos ou mais, uma demonstração de gratidão a nossos antecessores e reconhecimento do esforço de todos os imigrantes na construção do progresso da nossa comunidade e do nosso País.
E, se os japoneses são vistos como um povo longevo, o próprio Brasil já dá sinais de envelhecimento. Segundo o IBGE, até 2050 a população com 60 anos ou mais chegará a 70 milhões. Ou seja, quase 30% do total de pessoas serão idosos. Essa projeção é equivalente à situação japonesa nos dias atuais. Porém, o Japão se preparou para essa condição. Mas o Brasil ainda tem um longo caminho a trilhar. Essa mudança demográfica exigirá alterações profundas nas políticas públicas de saúde e previdência, assunto que deverá ocupar grande parte da pauta do Governo.
Mais uma vez, temos no Japão um modelo que poderá ser adaptado às necessidades brasileiras, relacionado ao envelhecimento ativo, e devemos estar atentos também para um intercâmbio nesse sentido.
Enfim, ilustrar o que significa a comemoração da imigração japonesa no Brasil implica relembrar, agradecer e desenvolver esse descortinar de uma nova era, disseminar aquilo que herdamos e aprendemos com nossos pioneiros imigrantes para as futuras gerações.
Para finalizar, fica aqui o nosso convite para que visitem em São Paulo o Bunkyo, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.
Que a comemoração dos 111 anos da imigração japonesa no Brasil reforce os laços de uma amizade ainda maior entre Brasil e Japão no ano em que o Japão está comemorando e entrando numa nova era designada "leiwa", que significa "bela harmonia". Que o relacionamento Brasil-Japão seja um exemplo de referência da bela harmonia!
Por fim, desejamos que a viagem do Presidente Jair Bolsonaro — depois de muitos anos, em breve, o representante máximo do nosso País irá visitar o Japão — seja coroada de sucesso e seja um momento de impulso no relacionamento entre esses dois países que existe há mais de 120 anos.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Convido o Sr. Renato Ishikawa para receber a Menção Honrosa das mãos do Deputado Vitor Lippi.
(Procede-se à condecoração.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Quero agradecer a presença ao amigo Senador Luis Carlos Heinze, que representa muito bem o Rio Grande do Sul.
O Deputado Alcides Rodrigues está presente no meio de nós, bem como o Deputado Darci de Matos e o Sr. Humberto José Lopes, Coordenador da Regional de Ensino de Brazlândia, que promoveu todo este encontro com os alunos, jovens e crianças.
Deputado Herculano Passos, muito obrigado.
Também agradeço a presença ao Deputado Jerônimo Goergen.
Quero convidar o Sr. Maurício Candeloro, Chefe da Divisão do Japão do Ministério das Relações Exteriores.
Convido a fazer uso da palavra o Sr. Eduardo Suzuki, Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, pelo prazo máximo de 5 minutos.
10:16
RF
O SR. EDUARDO SUZUKI - Exmo. Sr. Deputado Federal Luiz Nishimori, que preside esta cerimônia e representa a comunidade nipo-brasileira no Congresso Nacional — e, ao saudá-lo, saúdo respeitosamente todos os Srs. Deputados Federais —; nobres Deputados Federais que compõem a Mesa Diretiva desta Casa de Leis; Exmo. Sr. Embaixador do Japão no Brasil Akira Yamada; demais autoridades aqui presentes; como Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, sinto-me muito honrado em poder dirigir palavras, usando a tribuna deste Congresso, a ilustres representantes de todo o Brasil que, valendo-se deste espaço honrado, traçam o destino do nosso querido do País.
A Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná foi constituída em 17 de agosto de 1968, com a finalidade de manter e difundir a cultura japonesa em território nacional e proporcionar às novas gerações o aprendizado da língua japonesa, costumes e tradições para serem aplicados no mundo atual e globalizado. Portanto, há mais de meio século, a nossa instituição vem colaborando na difusão da cultura nipônica no Estado do Paraná, no Brasil inteiro.
Atualmente, a Aliança Cultural representa 76 identidades filiadas, do gênero.
Hoje, atendendo o convite feito pelo nosso ilustre Deputado Luiz Nishimori, venho a este plenário para, em poucas palavras, registrar a passagem dos 111 anos da imigração japonesa no Brasil.
Sabemos que o Brasil é um país que foi desenvolvido por pessoas de diversas etnias que aqui aportaram, trabalharam, sofreram, dedicaram, acreditaram e realizaram os seus objetivos.
No caso dos japoneses também não foi diferente, pois em 28 de abril de 1908, 158 famílias, num total de 781 japoneses, carregando no seu interior o sonho e esperança de construir uma vida melhor em um novo país, se valendo do navio Kasato-Maru, partiram do porto de Kobe, na província de Hyogo, enfrentaram 51 dias de viagem marítima, atravessando o Oceano Atlântico, e finalmente, no dia 18 de junho de 1908, aportaram no Porto de Santos, iniciando deste modo a história da imigração japonesa, que, neste ano, comemora o marco dos 111 anos da vinda dos pioneiros japoneses para esta querida Nação brasileira.
No transcurso dos 111 anos, os imigrantes japoneses e seus descendentes enraizaram nesta terra situada mais distante do País do Sol Nascente, com diferença de horário de exatas 12 horas, semearam a esperança, regaram carinhosamente essa semente, com trabalho árduo, enfrentaram dificuldades nas comunicações, costumes e hábitos, nos mais diversos sentidos, geraram suas proles e as formaram, proporcionando-lhes educação e um sentimento de patriotismo, que hoje conferimos nas atuações parlamentares dos Deputados Federais da comunidade nikkei, Sr. Luiz Nishimori, do Paraná, e Sr. Kim Kataguiri, de São Paulo, que, obtendo a representatividade neste Congresso Nacional, vêm se dedicando à nobre missão de, juntamente com os demais ilustres Deputados, construir um Brasil cada vez mais forte, esperançoso, sólido, próspero e promissor.
10:20
RF
Graças a Deus, contando com carinho de outros imigrantes que já se encontravam instalados neste solo, os esforços dos imigrantes japoneses se fortaleceram neste País de futuro promissor. As sementes da esperança brotaram e se formaram e frutificaram. Os seus descendentes, na atualidade já na fase dos nisseis, a quinta e sexta geração, mostram afinidade com a cultura de sua origem, têm incutido no seu interior o sentimento de brasilidade e levantam as cores verde e amarelo com muito orgulho e bravura.
Hoje, estima-se que existam no Brasil cerca de 2 milhões de japoneses e seus descendentes, atuando nos mais variados campos profissionais, fazendo do Brasil o país com a maior concentração de população nipônica e seus descendentes fora do Japão.
Na atualidade, muitos descendentes denominados nikkeis se encontram no Japão a trabalho, os chamados decasséguis. Não se sabe o número exato de decasséguis, mas estima-se que 180 mil brasileiros nikkeis se encontram no Japão trabalhando para atender à escassa demanda laboral e, ao mesmo tempo, canalizar suas economias no Brasil.
No ano passado, o Japão enviou ao Brasil a Sua Alteza Imperial a Princesa Mako, que, representando a Família Imperial do Japão, veio comemorar com o povo brasileiro a passagem dos 110 anos da imigração, realizando visitas em quase todo o território brasileiro, levando o carinho, a simpatia e, é claro, a nobreza, que é peculiar à família imperial.
Hoje, com a passagem dos 111 anos da imigração japonesa no Brasil, sou defensor das cores verde e amarelo, mas, como descendente, respeito as cores branco e vermelho, que compõem a Bandeira do Sol Nascente.
Torço firmemente para que, ao comemorar esta data marcante, os dois países intensifiquem as parcerias comerciais e econômicas nos mais diversos campos.
A comunicação anteriormente era feita por cartas. Hoje podemos conversar com nossos entes do Japão em tempo real, num comunicado audiovisual. A notícia televisiva, Internet e redes sociais nos proporcionam a atualização de conhecimentos de imediato.
Ao finalizar, registro aqui o profundo agradecimento a todos os Srs. Parlamentares, especialmente ao Deputado Luiz Nishimori e aos Deputados da Mesa Diretiva desta Casa, que me proporcionam esta oportunidade única, que ficará marcada para sempre.
Muito obrigado a todos. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Convido o Sr. Eduardo Suzuki, Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, para receber a Menção Honrosa da Câmara dos Deputados.
10:24
RF
(Procede-se à condecoração.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Também queremos agradecer a presença do Deputado Hildo Rocha.
Convido para falar o Sr. Maurício Candeloro, Chefe da Divisão de Japão e Península Coreana do Ministério das Relações Exteriores.
O SR. MAURÍCIO CANDELORO - Deputado Luiz Nishimori, na sua pessoa cumprimento os demais Parlamentares presentes, o Embaixador Akira Yamada, os membros do corpo diplomático, as senhoras e os senhores presentes.
Agradeço, Sr. Presidente, pelo convite de V.Exa. para compor esta Mesa. Saúdo a iniciativa dos nobres Deputados de realizar a presente sessão solene para comemorar data tão especial para a história das relações nipo-brasileiras.
Há 111 anos, no dia 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru aportou em Santos com 781 imigrantes, que vieram contribuir para o desenvolvimento do nosso País.
Inicialmente, os japoneses foram trabalhar na lavoura cafeeira, no interior de São Paulo. Aos poucos, seguiram para novos destinos, particularmente para a Capital paulista, minha cidade natal, célebre por sua expressiva comunidade nipônica. Hoje, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão, com cerca de 2 milhões de pessoas em todo o território nacional.
O caminho foi longo, como nos lembra o belo tanka composto pela então Princesa Michiko, quando visitou o Brasil pela primeira vez, em 1967. Diz assim:
Ao longo do caminho já longínquo
Percorrido por vocês imigrantes,
Quantas floradas os ipês já teriam tido...
Nessa jornada, destacaram-se personagens influentes da comunidade nikkei, fundamentais para estreitar os laços entre as duas nações.
O vínculo permanente também foi fundamental para a economia brasileira, pois, graças à cooperação técnica e aos investimentos japoneses, pudemos implementar o PRODECER — Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, que permitiu a expansão da lavoura de soja no Cerrado. O apoio japonês foi igualmente importante para fortalecer o complexo minerador de ferro em nosso País.
A diversidade que caracteriza a sociedade brasileira deve muito à presença nipônica entre nós. Estou certo de que os traços comuns a nossos povos continuarão contribuindo para o futuro da nossa cooperação.
A partir dos anos 80, foi a vez dos brasileiros — a grande maioria nipo-descendentes — migrarem para o Japão, onde hoje formam uma comunidade de cerca de 200 mil pessoas. Celebraremos, em 2020, os 30 anos da comunidade brasileira no Japão, que, a exemplo dos japoneses no Brasil, muito contribui para a economia e a cultura desse país.
O contínuo aprofundamento dos laços de amizade entre o Brasil e o Japão refletem os vínculos humanos que temos mantido ao longo desses 111 anos.
Meus votos são de que nossas comunidades de imigrantes sigam fortalecendo nossas nações e de que a amizade entre o Brasil e o Japão siga inabalável, indiferente à grande distância física entre nós.
Muito obrigado. (Palmas.)
10:28
RF
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Sr. Maurício.
Eu gostaria que o Sr. Maurício mandasse o nosso grande abraço e a nossa recomendação à Ministra Cecília Ishitani, que tão bem representa a nossa divisão.
Eu convido a Deputada Angela Amin, do PP de Santa Catarina, para fazer uso da palavra.
Estão inscritos os Deputados Evair Vieira de Melo e Luizão Goulart e a Deputada Adriana Ventura, para falar pelo partido.
A SRA. ANGELA AMIN (Bloco/PP - SC. Sem revisão da oradora.) - Eu gostaria de cumprimentar o Deputado Luiz Nishimori, os demais membros da Mesa, o Embaixador do Japão e os demais membros do corpo diplomático e fazer uma referência à importância da comunidade japonesa no Estado de Santa Catarina.
Muito poucas pessoas sabem que, 105 anos antes da imigração japonesa, estiveram na Ilha de Santa Catarina três sobreviventes do naufrágio de um navio. Lá estiveram por algum tempo. Quer dizer, antes mesmo da imigração oficial, a comunidade japonesa esteve no Brasil, em especial na Ilha de Santa Catarina.
Eu gostaria de fazer, neste momento, referência a uma comunidade especial que faz de Santa Catarina e do Japão cidade e país irmãos, que faz com que nós tenhamos um respeito muito grande pela comunidade japonesa. No Município de Frei Rogério — em outros do nosso Estado a comunidade tem a sua influência —, sete imigrantes, sobreviventes das bombas lançadas sobre Nagasaki e Hiroshima, fizeram daquele momento uma referência especial àquilo que é tão importante na vida de hoje: o momento da paz. No Parque Sino da Paz, todos os anos, no dia do lançamento das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki, eles reúnem a comunidade e fazem um chamamento ao mundo para a importância da paz.
Eu gostaria de fazer aqui a nossa homenagem ao japonês Kasumi Ogawa, sobrevivente da bomba em Nagasaki, que fez daquele parque uma referência da importância da paz para o mundo.
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Deputada Angela Amin, por ter lembrado das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e do naufrágio que houve antes da imigração japonesa para o Brasil.
Convido o Deputado Evair Vieira de Melo, do PP do Espírito Santo, para fazer uso da palavra.
O SR. EVAIR VIEIRA DE MELO (Bloco/PP - ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Luiz Nishimori, parabenizo-o, assim como outros Parlamentares, pela atitude de requerer a realização desta justa homenagem a esse povo que é referência para nós e orgulho para o Brasil.
Sr. Embaixador, na sua pessoa, cumprimento a Embaixada, o corpo diplomático, os descendentes, os quase ou mais de 2 milhões de japoneses e brasileiros que, pela genética, constroem um povo irmão em terras brasileiras.
10:32
RF
O Japão, para nós, é um orgulho e uma referência, em especial — e falo aqui pelo Partido Progressista e também pelo Estado do Espírito Santo — os japoneses que foram para o Espírito Santo, para a indústria da siderurgia, uma indústria tão importante, e ajudaram aquele Estado a ser hoje um dos mais prósperos e bem organizados Estados do País. Aos japoneses o nosso agradecimento. Por causa deles, a soja é cultivada em território brasileiro e quase 80% das sementes das hortaliças plantadas e cultivadas no Brasil foram trazidas pelos japoneses.
No Espírito Santo, a nossa Associação Nikkei de Vitória sempre se reúne.
Tenho muito orgulho desse povo, que nos ensinou a superar dificuldades. Acima de tudo, o que me encanta no Japão e que aprendi a cultivar todos os anos dentro de mim foi a preservação da cultura, da tradição e dos valores e a transformá-los em oportunidades.
Eu tenho uma relação muito próxima com as companhias japonesas; a do Deputado Luiz Nishimori, como ele mesmo já disse, é com os produtores de café. Quero destacar o meu agradecimento à Ueshima Coffee Company — UCC, de Kobe, de onde, aliás, partiu o primeiro navio de imigrantes para o Brasil. Tenho uma relação muito próxima com os japoneses, com a indústria de café japonesa e com todas as nossas companhias.
O Brasil, em grande parte, é uma terra de imigrantes — africanos, europeus, asiáticos — e tem uma marca de todos os que vieram para o nosso território, em especial dos japoneses, para quem a família é extremamente importante. Os japoneses nos ensinaram a fazer da cultura e da tradição, da preservação de valores fatores importantes para a organização de uma sociedade, de um estado, de um país e, acima de tudo, para nos mantermos como nação.
Portanto, o mundo se orgulha dessa capacidade incrível que os japoneses têm de superar as adversidades do clima, da topografia e da fome que por vezes assolou aquele território e nela se espelha.
Vocês souberam, com sabedoria, conhecimento e aplicação de valores, superar momentos de adversidade. A guerra é um momento triste, mas vocês nos ensinaram a transformar os problemas em oportunidades. É claro que o povo japonês sempre vai chorar por seus irmãos que se perderam na guerra. É claro que os momentos trágicos que se abateram sobre aquele território marcaram não só vocês, mas também o mundo. São cenas diante das quais todos nós, quando vemos, choramos. Mas quis Deus — e sou temente a Deus — que vocês fizessem daquele problema uma grande oportunidade. Vocês mostraram a aplicação do conhecimento e da sabedoria e a superação de um povo.
Talvez esse grande exemplo, Deputado Luiz Nishimori, nós brasileiros precisemos copiar hoje. O nosso momento na economia não é dos melhores. Na política o momento também não é dos melhores. Mas eu tenho certeza de que este Parlamento, liderado pelo Deputado Luiz Nishimori, que preside esta Mesa, e liderado por vocês, que nos ensinaram em tantas dificuldades, vai contribuir para consolidar o Brasil como uma grande nação. Nós precisamos, mais do que nunca, da cultura milenar, da sabedoria, da paciência, da unidade e da capacidade japonesa de superar dificuldades
Portanto, nós como Nação brasileira e eu como Parlamentar temos que dizer "muito obrigado" aos japoneses, temos que dizer "arigatou". Podem responder "dou itashimashite, ohayou gozaimasu". Não há dificuldade. (Risos.) Eu acho que essa nossa integração vai nos permitir fazer uma terra de prosperidade.
Muito obrigado ao Japão pelo exemplo, pela cultura, pela tradição e pelos valores.
Tenham a certeza de que o Brasil sempre será a terra querida e abençoada a acolher todos vocês.
Um grande abraço. (Palmas.)
10:36
RF
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Deputado Evair Vieira de Melo, amigo da comunidade japonesa, por prestigiar esta sessão.
Ao casamento dele foram vários japoneses, para parabenizá-lo.
Convido para falar o Deputado Luizão Goulart, o paranaense do PRB.
O SR. LUIZÃO GOULART (PRB - PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, demais presentes e ouvintes que nos acompanham pela Rádio Câmara e pela TV Câmara, ocupo a tribuna para também homenagear os 111 anos da imigração japonesa no Brasil.
Parabenizo, em primeiro lugar, o nobre Deputado Luiz Nishimori, do meu Estado do Paraná, e os demais proponentes, pela brilhante iniciativa de terem apresentado o requerimento de celebração desta Sessão Solene.
Os sentimentos comuns a brotarem no coração e na mente das pessoas com quem falamos a respeito da imigração japonesa em terras brasileiras são sempre de admiração e de gratidão. Admiração por aqueles bravos 781 imigrantes que, em circunstâncias extremamente difíceis, embarcaram corajosamente no navio Kasato Maru, em 1908, para uma viagem rumo ao além-mundo, cuja duração chegou a quase 2 meses. Dois meses de navegação difícil para enfrentar o incerto e o desconhecido.
Nosso sentimento é também de gratidão por esses imigrantes que trouxeram, naquele navio, além de seus sonhos e de sua fé, uma imensa vontade de trabalhar aquela terra cafeeira com sua habilidade ancestral. Manejavam com disciplina e determinação a agricultura de outrem, em condições que em nada os favoreciam, impulsionados tão somente pelos sonhos e esperanças que trouxeram consigo na viagem.
O Paraná, Estado que represento e do meu amigo Luiz Nishimori, tem uma das maiores colônias de nipo-brasileiros do País, com cerca de 145 mil indivíduos, atrás apenas de São Paulo, que abriga quase 700 mil descendentes. No Paraná, temos uma forte marca da cultura japonesa, estabelecida a partir dos anos 1930, quando os imigrantes começaram a chegar por lá.
Na região norte do Estado, eles participaram da fundação das cidades de Londrina, Rolândia, Arapongas, Uraí, Maringá, Assaí e outras. No caso desta última, de Assaí, a cidade surgiu unicamente em função dos imigrantes. É o Município brasileiro com a maior proporção de japoneses, porcentual que chega a 15% da população.
Trabalhando na agricultura, os japoneses deram uma importante contribuição para o desenvolvimento do Paraná. Além do cultivo do café e do algodão, diversificaram a produção agrícola, implantaram diferentes técnicas e se uniram através de cooperativas.
Encerro o meu discurso, senhoras e senhores, agradecendo infinitamente por todas as preciosas lições que aprendemos com os imigrantes japoneses, tendo em vista que os valores por eles cultuados têm o poder de transformar o mundo. Ora, nos tempos difíceis nos quais vivemos hoje, pilares como a valorização da família, a sabedoria dos idosos, a tradição, a educação, o trabalho, o respeito às autoridades, a valorização do conhecimento e do esforço meritório, tudo na forma e nos moldes da milenar tradição japonesa, são acréscimos sem medida ao conhecimento do ser humano e da nossa Pátria.
Muito obrigado. (Palmas.)
10:40
RF
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Deputado Luizão, que foi Prefeito de Pinhais, no Paraná, e é um grande amigo nosso.
Quero convidar agora para fazer uso da palavra a Deputada Adriana Ventura, do Partido Novo. Ela está aqui? (Pausa.)
Então, eu convido para fazer uso da palavra o nobre Deputado Kim Kataguiri, revelação da Câmara Federal. (Palmas.)
É o nosso Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Japão e futuro Presidente. (Riso.)
O SR. KIM KATAGUIRI (DEM - SP. Sem revisão do orador.) - Ohayou gozaimasu mina sama. Bom dia a todos.
Obrigado, Presidente Luiz Nishimori.
Eu queria dizer que tenho muito orgulho dos meus ancestrais, de todos os valores que herdei, que aprendi com meu pai, com a minha batian, com todos os que participaram da minha criação e me ensinaram, assim como ensinaram diversos outros descendentes de japoneses, os valores da disciplina, do trabalho, do estudo, do respeito aos mais velhos, do respeito ao próximo, da preocupação com o próximo.
Tive a honra de, a convite do Embaixador Akira Yamada, visitar o Japão neste ano, de conhecer de perto a cultura dos meus ancestrais e de ver que, de fato, a dedicação e o estudo fazem parte do âmago, fazem parte da alma do nosso povo, que veio até o Brasil e acabou se tornando um povo só com os brasileiros.
Quero agradecer também por todos os programas e por todas as parcerias que foram feitas com o Governo japonês. Já foram citados aqui o PRODECER, que abriu a possibilidade de termos plantações de soja no Cerrado; o sistema koban, o modelo de polícia comunitária que hoje é uma das razões pelas quais o meu Estado de São Paulo é o mais seguro do País, justamente por copiar esse modelo japonês de segurança pública, da polícia próxima da população. Eu fico feliz também porque esse programa recentemente foi expandido para todo o Governo Federal, em parceria firmada com o Ministro Sergio Moro.
Agradeço também pelo discurso ao Embaixador Yamada, quando citou que tem toda a disposição de promover a continuidade das parcerias e a expansão dessas parcerias para o combate à corrupção, para o combate ao crime.
Eu acho que nós temos, sim, muito a aprender com os nossos irmãos japoneses, muito a implementar em políticas públicas que efetivamente tragam moralidade para o trato da coisa pública aqui no Brasil, que foi uma das principais demandas da população nas eleições de 2018. Acredito que é consenso que o povo japonês é referência mundial nesse sentido.
Pode ter certeza, Embaixador, que o Congresso Nacional tem compromisso com a aprovação das reformas estruturantes, para que o Brasil receba — e vai receber —, de braços abertos, todas as empresas japonesas que desejarem se instalar aqui. Tive a oportunidade de, no Japão, conhecer uma empresa que me é muito cara, a Nintendo, que espero também venha para o Brasil. (Riso.) O senhor pode ter certeza de que o nosso compromisso com a reforma previdenciária, com a reforma tributária, com a reforma do pacto federativo é incondicional. Essas reformas vão ser aprovadas, vão ser implementadas, vão ser levadas adiante o mais rapidamente possível, para que o nosso País acolha de braços abertos todas as empresas japonesas.
10:44
RF
Agradeço também a recepção que os imigrantes brasileiros tiveram no Japão. Foi muito bem citado aqui pelo nosso representante do Itamaraty que o Governo japonês, há muito tempo, recebe e acolhe os brasileiros que vão em busca de uma oportunidade de trabalho no Japão. Não se pode mais dizer que os brasileiros que estão trabalhando temporariamente por lá voltarão ao Brasil. Esses brasileiros vão continuar no Japão, assim como os japoneses que estão no Brasil vão continuar aqui, nessa irmandade, nessa relação de amizade centenária, que, tenho certeza, vai durar muito mais tempo.
Portanto, primeiro, agradeço aos brasileiros a acolhida ao povo japonês, o que permitiu que nós tivéssemos essa maravilhosa miscigenação e essa valorização da cultura japonesa dentro do Brasil, e agradeço aos japoneses a nossa acolhida no Japão e tudo de bom que a sua cultura, o seu estudo, a sua disciplina e o seu trabalho duro trouxeram para o País.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito bem, Deputado Kim Kataguiri!
Agora, convido o Deputado Vitor Lippi para fazer suas considerações.
Agradeço aos Deputados Domingos Sávio e Nivaldo Albuquerque a presença.
O SR. VITOR LIPPI (PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Cumprimento e dou boas-vindas ao Embaixador Akira Yamada. É uma honra recebê-lo! Agradeço-lhe a atenção, o carinho, o respeito, a deferência. Agradeço-lhe ainda pelo programa em que, juntos, Senadores e Deputados, pudemos ter o privilégio de conhecer esse país que tanto admiramos. Eu peço uma salva de palmas ao embaixador e a toda a equipe, que têm realmente feito a diferença. (Palmas.)
Cumprimento o Presidente da Mesa, também Presidente do Grupo Parlamentar, Deputado Luiz Nishimori, que tem feito um trabalho maravilhoso. É uma pessoa muito querida e admirada no Congresso Nacional. É aquela pessoa que faz a ponte, que une, que integra, que harmoniza. Com muito respeito, S.Exa. tem conseguido mostrar a importância e a relevância dos representantes e dos herdeiros japoneses no Brasil. Muito obrigado, Deputado Luiz Nishimori! Parabéns por V.Exa. e sua equipe terem organizado este evento. Sem sombra de dúvida, V.Exa. também merece os nossos calorosos aplausos! (Palmas.)
10:48
RF
Cumprimento o Deputado Kim Kataguiri, esse jovem tão brilhante; a Deputada Julia Lucy, do Distrito Federal, a quem agradeço muito a colaboração e a presença; todos os Parlamentares e os representantes da colônia japonesa. Agradeço, em especial, ao Coordenador da Japan International Cooperation Agency, Sr. Hiroshi Sato. A JICA tem sido uma importante parceira de investimentos do Brasil. Cumprimento também o Sr. Toshifumi Murata, o Sr. Renato Ishikawa e o Sr. Eduardo Suzuki. Na pessoa deles, eu cumprimento todos os descendentes de japoneses aqui presentes. Saúdo ainda esse coral tão bonito, que cantou o Hino do Japão e emocionou a todos. Cumprimento também o representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Quero dizer, em breves palavras, que nós tivemos o privilégio de, há 111 anos, uma época em que não existiam telecomunicações, não existia absolutamente nada, ter chegado aqui um grupo de famílias japonesas. Essas famílias trouxeram seus valores, sua cultura e sua coragem, para iniciar a vida nesta terra nova, nesta terra desconhecida chamada Brasil. E essas pessoas iniciaram um ciclo importante de trabalho e de desenvolvimento no País.
Hoje, o Brasil é o País com o maior número de descendentes de japoneses fora do Japão. Isso é um privilégio para todos nós. E por que é um privilégio, Sr. Embaixador? Porque o Japão, seguramente, é um exemplo de qualidade para todo o mundo: qualidade de produtos, mas, principalmente, qualidade de valores. É um povo que soube superar uma guerra terrível e, hoje, é exemplo de qualidade na educação, de qualidade na tecnologia, de qualidade na inovação, de respeito ao meio ambiente. É, certamente, um país que tem melhorado muito o mundo, com os seus produtos, com a sua tecnologia. O Brasil recebeu muitos investimentos, muitas parcerias do Japão.
O nosso sentimento, nesses 111 anos de imigração, é de agradecimento. Deixo um abraço especial a todos os japoneses de São Paulo que represento aqui na Câmara Federal, da região de Sorocaba, de Piedade, de Pilar do Sul, de São Miguel Arcanjo, de Ibiúna. Tantas cidades do interior do Estado de São Paulo foram contempladas com esse povo maravilhoso.
10:52
RF
Sem sombra de dúvida, os senhores fazem a diferença. Nós temos uma profunda gratidão e um profundo respeito pelo trabalho que os senhores têm feito em prol do Brasil. Continuem assim! Nós temos muito orgulho dos senhores. Realmente, para nós, é uma grande alegria poder estar aqui e dizer, com muito sentimento, o nosso muito obrigado ao que têm feito ao Brasil.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Deputado Vitor Lippi, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, que já foi Prefeito de Sorocaba.
Eu convido novamente o Coral Nipo-Brasileiro do Distrito Federal, para cantar o canto de entrada e a música Como é bom cantar.
(Apresentação artística.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado.
Mais uma vez, eu quero agradecer à Profa. Inokuchi.
Eu convido para fazer uso da palavra o jovem Deputado Marcel Van Hattem, representante do Partido Novo do Rio Grande do Sul.
O SR. MARCEL VAN HATTEM (NOVO - RS. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado pela oportunidade, Deputado Luiz Nishimori, não só de poder utilizar a palavra, mas principalmente de poder saudar os 111 anos da imigração japonesa no País, no nosso querido Brasil. V.Exa. também dá a esta Casa Legislativa a oportunidade de agradecer por tudo o que a comunidade japonesa já fez pelo Brasil, pelo povo brasileiro. Aliás, há hoje uma grande miscigenação no País, e eu, que sou descendente de holandeses e de alemães, sei o valor muito forte dessa multicultura.
10:56
RF
Quero saudar também o Deputado Kim Kataguiri, nosso colega de Câmara dos Deputados. É uma honra ser colega de um Deputado que vem sendo brilhante na defesa da causa da liberdade, da democracia, do desenvolvimento econômico, valores que estão tão bem representados na própria sociedade, na cultura e na política japonesas, como pudemos bem observar recentemente na missão oficial ao Japão.
Fiquei muito honrado de ter sido liderado pelo Deputado Kim Kataguiri, naquela oportunidade, como chefe da delegação brasileira que foi ao Japão. Esse jovem, da forma mais transparente e competente possível, liderou-nos, no Japão, para que tivéssemos reuniões do mais alto nível com políticos, empresários, com formadores de opinião. Gostaria de dizer aqui a todos os presentes que o ponto mais alto da nossa missão oficial foi o contato que tivemos com os brasileiros que vivem no Japão. Todos os pontos foram excelentes, mas, para mim, o ponto mais alto foi ter esse contato com os brasileiros que estão no exterior.
Quero saudar o Embaixador Akira Yamada, que representa o Japão no Brasil, autoridade máxima japonesa em solo brasileiro, porque nos deu a oportunidade de, no retorno, dialogarmos sobre aquilo que nós vimos no Japão. E agora, nesta Casa Legislativa, Deputado Vitor Lippi, conhecido pela ação desenvolvida há muitos anos no Brasil e em defesa da integração, isso nos possibilitou ver o quanto precisamos dialogar com esses brasileiros que estão no exterior, que não têm representação formal no Parlamento porque não votam para Deputados, apenas para Presidente da República, caso façam o seu cadastro.
Esta Casa Legislativa precisa contar com o apoio de Parlamentares como o Deputado Vitor Lippi, o Deputado Kim Kataguiri, o Deputado Luiz Nishimori, comigo e tantos outros, que, além de representarem os brasileiros que vivem aqui, buscam também representar aqueles que estão lá fora e que, muitas vezes, passam por dificuldades. Essas dificuldades são inerentes, sobretudo, àqueles que buscam novos desafios, novas fronteiras. E V.Exa. sabe bem do que eu estou falando aqui.
Quero saudar, ainda, o Sr. Eduardo Suzuki, que é o Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão no Estado do Paraná, e o Sr. Maurício Candeloro, que é o Chefe da Divisão do Japão e da Península Coreana, no Ministério das Relações Exteriores.
11:00
RF
Em nome do Partido Novo, partido que defende a liberdade; que defende, com sua bancada de oito Deputados Federais, valores da livre iniciativa, da democracia, do fortalecimento do Estado de Direito, gostaria de, mais uma vez, saudá-los pela passagem desses 111 anos e dizer que, assim como nós temos muito a aprender com o Japão, temos muito a oferecer ao Japão, ao seu povo, aos seus descentes que estão no Brasil há tanto tempo e há tantas gerações.
Mais uma vez, obrigado, Deputado Luiz Nishimori, por esta oportunidade que V.Exa. nos dá. Reforço o meu apreço pelo trabalho que há tanto tempo V.Exa. tem feito nesta Casa Legislativa, bem como pelo trabalho dos novos entrantes, como o Deputado Kim Kataguiri, que tem sido um grande defensor de todas as causas que nos unem.
Muito obrigado. Um bom-dia a todos! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Deputado Marcel Van Hattem. Realmente, a viagem que V.Exa. fez ao Japão, juntamente com o Deputado Kim Kataguiri e demais jovens Parlamentares, fez-lhes muito bem. Um abraço a todos!
Convido, agora, para fazer uma saudação, a nossa grande parceira do Distrito Federal, a Deputada Julia Lucy. (Palmas.)
A SRA. JULIA LUCY - Bom dia a todos! Meu nome é Julia Lucy. Sou Deputada Distrital pelo Partido Novo.
Cumprimento a Mesa: o Sr. Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil; o Sr. Eduardo Suzuki, Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná; o Sr. Maurício Candeloro, Chefe da Divisão do Japão e da Península Coreana, do Ministério das Relações Exteriores; os Deputados Kim Kataguiri e Vitor Lippi, e o Deputado Luiz Nishimori, que organizou esta sessão solene.
Hoje é um dia muito feliz para todos, especialmente para nós do Distrito Federal. Eu, como representante do Distrito Federal, tenho muito que agradecer à comunidade japonesa, porque foi essa comunidade, que veio para cá mais ou menos em 1957, que possibilitou ao Distrito Federal ter alimento; possibilitou a esta terra seca, a esta terra árida abrigar os novos brasileiros que aqui estavam chegando. Então, nós do Distrito Federal devemos muito a vocês. Devemos especialmente às famílias Kanegae, Hayakawa, Ogawa, Ikeda e Okudi, que vieram de Goiânia para desenvolver a nossa agricultura.
Eu quero, neste momento, agradecer, com muito carinho, a vinda dos alunos da Escola Classe Chapadinha, com a Profa. Núbia; dos alunos do Centro Educacional Irmã Maria Regina; dos alunos do Centro de Ensino INCRA 6, com a Profa. Rosângela; e dos alunos do Centro de Ensino INCRA 8, com a Profa. Esilene. Muito obrigada pela presença. Crianças, vocês estão hoje no Parlamento brasileiro. É aqui que são tomadas as decisões, que são feitas novas leis. Eu tenho certeza de que, para muitos de vocês, este é um dia marcante, que nunca mais será esquecido. Vocês estarão aqui, no futuro, nos substituindo.
11:04
RF
E por falar em futuro, eu espero que o Brasil, cada vez mais, aprenda com o Japão os valores do trabalho, da disciplina, do respeito aos mais velhos, porque, se um país tem esses valores cunhados no seu povo, é impossível que ele não se desenvolva.
É por isso que, de acordo com a previsão do Fundo Monetário Internacional, o Japão é a terceira maior economia do mundo. É um país que tem uma dimensão geográfica pequena, se comparada com a do Brasil, mas que consegue, por meio do estudo, do desenvolvimento tecnológico e do respeito às leis, desenvolver-se e ser protagonista na economia mundial. Então, nós brasileiros que abrigamos a maior comunidade japonesa fora do Japão, no mundo, temos muito o que aprender com vocês e agradecer-lhes por todo o trabalho que já fizeram.
No Distrito Federal, nós contamos com o trabalho dos japoneses para continuar desenvolvendo a nossa agricultura e os outros setores da economia já protagonizados pelos descendentes japoneses, especialmente o turismo, por meio dos restaurantes aqui instalados.
Quero dizer o meu muito obrigada a esse país incrível, que agora está sob uma nova era, a Reiwa. O Japão tem um novo Imperador, Naruhito, substituto de seu pai, Akihito, que abriu mão do seu trono, numa modernização da legislação japonesa, o que mostra que esse país preserva, sim, seus valores, sua história, sua cultura, mas está sempre aberto a se modernizar e a continuar sendo protagonista mundial.
Eu quero dizer para os senhores que, ano que vem, as Olimpíadas serão realizadas no Japão. No Distrito Federal, já estamos realizando uma cerimônia de celebração dessas Olimpíadas. Portanto, convido vocês a continuarem acompanhando o nosso trabalho e a participarem das celebrações em homenagem a esse país incrível que é o Japão.
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito obrigado, Deputada Julia Lucy, nossa parceira do Distrito Federal.
O SR. MARCEL VAN HATTEM (NOVO - RS) - Presidente...
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Com a palavra o Deputado Marcel Van Hattem.
O SR. MARCEL VAN HATTEM (NOVO - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, muito obrigado pela oportunidade de fazer menção à querida Deputada Julia Lucy. Citei a Mesa inteira, menos, justamente, a nossa colega do Partido Novo, que tão bem trabalha no Distrito Federal, em virtude de o meu olhar não a alcançar na Mesa, pois estava escondida atrás de V.Exa. e não pude vê-la.
Então, faço uma saudação também à Deputada Julia Lucy, que já demonstrou, nas suas palavras, nem preciso acrescentar muito mais, a importância do seu trabalho aqui no Distrito Federal e da representação desses mesmos valores que nos une aqui na Câmara Legislativa.
Obrigado, Sr. Presidente, e um bom evento a todos. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Muito bem lembrado. O Deputado Marcel é do mesmo Partido Novo.
Quero agradecer aos amigos de Mato Grosso aqui presentes. Eu recebi esta camisa da APROSOJA de Mato Grosso. Peço uma salva de palmas aos integrantes da Academia de Liderança da entidade, que estão prestigiando a nossa reunião. (Palmas.)
11:08
RF
Sou Deputado ruralista também. Um grande abraço a vocês. Muito obrigado pela presença.
Em decorrência do tempo, vou declinar da minha saudação. Eu quero comunicar aos senhores e às senhoras que recentemente estivemos no Japão em missão oficial com a Ministra Tereza Cristina, quando tivemos uma excelente conversa com o Ministro de Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Sr. Takamori Yoshikawa. Nós solicitamos a venda de carne bovina e suína, além de frutas, como abacate, melão e outras frutas tropicais. Tivemos uma boa resposta. O Ministro disse que realmente irá estudar a abertura de importação de frutas e carnes para o Japão.
No final do mês, o Presidente Jair Bolsonaro vai participar do G-20, em Osaka, e deverá ter um encontro com o Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe. Com certeza, teremos o reinício da relação bilateral, pois tratarão do livre comércio entre o Japão e o Brasil, e até mesmo da importação dos produtos brasileiros para o Japão, além da questão da educação e inovação tecnológica, de inúmeros projetos e das necessidades das comunidades brasileiras que residem no Japão.
Acredito muito no potencial da relação comercial entre os dois países, que, apesar da enorme distância, são os mais próximos quanto à relação diplomática e à amizade.
Espero que, assim como a nova era de Reiwa, que teve início no Japão com a ascensão de Sua Majestade, o Imperador Naruhito — aliás, o Imperador já esteve no Brasil várias vezes, alegrando o povo brasileiro —, a nossa relação bilateral também se fortaleça, com muita alegria, prosperidade, harmonia e paz.
Antes de finalizar, eu gostaria de, mais uma vez, convidar o Coral Nipo-Brasileiro do Distrito Federal para cantar as músicas Kimigayo, Akatombo e Asa Branca.
(Apresentação artística.) (Palmas.)
11:12
RF
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Quero agradecer ao Deputado Reinhold Stephanes Junior a presença no plenário.
Agradeço, mais uma vez, ao Coral e a todos os senhores e as senhoras que participaram conosco desta comemoração da nova era Reiwa e dos 111 anos da imigração japonesa no Brasil. (Palmas.)
ENCERRAMENTO
O SR. PRESIDENTE (Luiz Nishimori. PL - PR) - Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a sessão.
(Encerra-se a sessão às 11 horas e 15 minutos.)
Voltar ao topo